Defensores das OSs tem 25 vezes mais espaço no “Bom Dia SC”

Uma análise das reportagens da NSC TV sobre a lei das Organizações Sociais em Florianópolis mostra uma desproporcional cobertura favorável às intenções do prefeito Gean Loureiro. Após assistir todas as edições do “Bom Dia SC” e do “Jornal do Almoço” entre os dias 12 e 24 de abril, a equipe do mandato do vereador Afrânio Boppré chegou a um resultado alarmante. No “Bom Dia SC”, as entrevistas e comentários pró-governo tiveram 25 vezes mais espaço do que os contrários à medida.

No “Bom Dia SC”, entrevistados e comentaristas pró-OS falaram por 91% do tempo.

A equipe levantou quem era entrevistado e por quanto tempo falava em cada reportagem. As entrevistas ou comentários foram classificados em três categorias: “oposicionistas” (a favor da greve/contra as OSs), governistas (contra a greve/ a favor das OSs) e “neutros” (entrevistas explicativas). O discurso dos repórteres envolvidos na cobertura não foi considerado. Os dados foram analisados a partir do arquivo de reportagens disponível no G1 SC.

No caso do “Bom Dia”, o discurso pró-OS ganhou 12 minutos e 27 segundos de exposição, em nove edições do programa. Já as vozes de oposição falaram por apenas 30 segundos no mesmo períodoForam identificados ainda 48 segundos de entrevistados com falas mais neutras ou explicativas.

Leia também

10 mentiras sobre o projeto “Creche e Saúde Já”

Gean poderá ganhar. Mas será que vai levar? | Leonel Camasão

Seis mil se reúnem em pleno feriado contra terceirizações de Gean

Os espaços favoráveis ao projeto de Gean somaram 91% do total. O discurso pró-sindicato apareceu apenas em 4% do tempo. Os entrevistados favoráveis ao projeto e/ou contrários a greve foram o secretário de Administração Everson Mendes (2m34s); o Prefeito Gean Loureiro (39s); uma mãe prejudicada pela greve (21s); o vereador Bruno Souza (10s) e o líder do governo Roberto Katumi (10s).  Os entrevistados contrários ao projeto foram Renê Muraro, presidente do Sintrasem, que falou por parcos 24 segundos em 14 dias de greve; e ainda o vereador Lino Peres (PT), que falou por apenas 6 segundos. Todos os entrevistados oposicionistas foram ao ar no dia 13 de abril.

Menos desigual

No “Jornal do Almoço”, a divisão do espaço foi menos desigual. Ainda assim, o tempo de exposição do discurso governista foi o dobro do oposicionista.

Comparada à cobertura do “Bom Dia SC”, o “Jornal do Almoço” foi mais generoso com os que se opõe às organizações sociais. Os discursos pró-OS ganharam “apenas” o dobro do tempo, em relação aos entrevistados ligados ao Sintrasem ou à bancada de oposição na Câmara.

Nesta terça-feira, o Sintrasem lançou nota intitulada “Jornalismo de um lado só“. No texto, criticam duramente a cobertura da imprensa. “Há muito tempo que a mídia de Florianópolis funciona assim: o governo fala e os colunistas defendem. É o clássico jornalismo comprado que fala com um lado só. Foi assim com o Plano Diretor, com o Pacotão do Gean e com a transformação da Comcap em autarquia”, afirmam.

Postagens Recomendadas
Mostrando 2 comentários
  • Margareth peixoto
    Responder

    Através do what sap protestei contra esse absurdo dizendo que não chamaram um professor um representante da saúde para ouvir. Ai perguntei sobre a função social do jornalismo que é de informação terminei mandando eles pra ponte que caiu

  • Ana Paula Borrmann
    Responder

    É esse o jornalismo imparcial da globo?? Informar todos os fatos?? Jornalismo tendencioso, isso que sim! A obrigação deles seria mostrar os argumentos de todos os lados e deixar o povo decidir, mas ao invés disso vem dizer que são baderneiros e vagabundos… depois vem fazer homenagens no dia dos professores, dizendo que o país não valoriza esse profissional… hipócritas!

E aí, gostou? Manda teu recado pra gente.