QUEM É AFRÂNIO

Os pais de Afrânio, Noemi e Walter.
Afrânio aos 6 anos, na Praia do Balneário (Ponta do Leal).

Filho da secretária Noemi e do advogado Walter, Afrânio Tadeu Boppré nasceu em Florianópolis, em 1960. Foi criado na região continental da cidade, no bairro Estreito. Estudou em escola pública, no grupo escolar Irineu Bornhausen e no Instituto Estadual de Educação (IEE).

Após concluir o segundo grau, Afrânio ingressa em 1980 na Universidade Federal de Santa Catarina, como estudante do curso de Ciências Econômicas. Foi na UFSC que iniciou sua militância política, tendo sido presidente do Centro Acadêmico Livre de Economia (CALE). Vivendo ainda sob a ditadura militar, Afrânio participou da reconstrução da União Nacional dos Estudantes (UNE), que estava na clandestinidade à época.

Afrânio em campanha para a presidência do Centro Acadêmico, em 1984.

Nos anos 1980, participa da fundação do Partido dos Trabalhadores (PT) em Florianópolis. Profissionalmente, passa a atuar no Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos de Santa Catarina (DIEESE). Em sua atividade, Afrânio realizava assessoria econômica para entidades do movimento sindical, na época em ascensão. Em 1987, casou-e com Maria Cristini.

O prefeito Sérgio Grando, ao lado de Afrânio, o vice, em 1996.

Aos 32 anos, Afrânio foi eleito vice-prefeito de Florianópolis, ao lado de Sérgio Grando (PPS), pela “Frente Popular”. Atuou também como Secretário de Finanças e nos principais projetos do governo, como o Programa Ônibus no Morro, o “Cestão do Povo” (atual Direto do Campo), o Orçamento Participativo, o Natal das Luzes e a criação do Festival Isnard Azevedo. Em 1996, foi candidato à Prefeitura da Capital, tendo chegado ao segundo turno, quando obteve 45,63% dos votos.

Em 1998, Afrânio concorreu a deputado estadual, mas ficou na posição de 1º suplente. Em 2000, Pedro Uczai foi eleito para a Prefeitura de Chapecó e Afrânio foi convocado para assumir a titularidade. Em 2002, disputou a reeleição para a Alesc, tendo sido reeleito com 23.802 votos. Exerceu a liderança da bancada em 2001 e 2002. Foi presidente da Comissão de Orçamento, Tributação e Finanças da Alesc.

Retrato oficial de Afrânio como deputado estadual (Foto: Alesc).
Deputado Afrânio tenta impedir a prisão de manifestantes do Movimento Passe Livre (MPL), durante os protestos conhecidos como "Revolta da Catraca", em 2004.

Em 2005, após uma série de divergências internas, Afrânio e seu grupo político decidem se desfiliar do PT e partir para a construção do recém-fundado Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). Mesmo avaliando as dificuldades de reeleição pelo novo partido, Afrânio opta por construir um novo instrumento político mais coerente e combativo.

Afrânio coordenou a campanha presidencial de Plínio de Arruda Sampaio (2010) e posteriormente, assumiu a presidência do PSOL Nacional.

Sem mandato, Afrânio dedica-se a carreira de professor universitário e conclui Mestrado em Geografia na UFSC. É escolhido para a presidência do PSOL em Santa Catarina. Em 2008, torna-se o primeiro candidato a Prefeitura de Florianópolis pelo PSOL. Anos depois, é eleito Secretário Geral do PSOL Nacional. Assume a coordenação da campanha presidencial de Plínio de Arruda Sampaio, em 2010, e posteriormente, torna-se presidente nacional do partido, com a renúncia de Heloísa Helena.

Afrânio foi eleito em 2012 com 3.132 votos.
E reeleito em 2016, como o 3º mais votado da capital.

Em 2012, elegeu-se vereador em Florianópolis, pelo PSOL, com 3.132 votos. Foi a principal voz da oposição ao governo de César Souza Jr (PSD), em uma atuação exemplar. Dois anos depois, disputou o governo do Estado, em mais um esforço de construção partidária. Sua atuação foi reconhecida, sendo reeleito vereador com a terceira maior votação da cidade em 2016.

Afrânio concorreu a federal em 2018.

Em 2018, o trabalho de Afrânio é mais uma vez reconhecido pela população. Ele concorreu a deputado federal, obtendo a 3ª maior votação na cidade e auxiliando o PSOL a ultrapassar a cláusula de barreira. Atualmente, Afrânio é um dos vereadores mais atuantes de Florianópolis. É doutorando em Geografia (UFSC) e membro do Diretório Nacional do PSOL. Na Câmara, atua na vice-presidência da Comissão de Trabalho, Legislação Social e Serviço Público.  Tem destacada atuação na Comissão de Educação, Cultura e Desporto.

Afrânio é enxadrista amador.
Afrânio com a esposa Cristini e o filho Gabriel.

Na vida pessoal, Afrânio é casado com Maria Cristini, com quem tem um filho Gabriel. Afrânio também é amante da fotografia e coleciona imagens antigas de Florianópolis. É enxadrista amador e, nas horas vagas, gosta de uma boa partida de dominó.