Presidente da Frente Ampla do Uruguai participa de debate na UFSC

O presidente nacional da coalizão Frente Ampla (Uruguai), Javier Miranda, participa nesta sexta-feira de um debate na UFSC, em Florianópolis. Líder do partido do ex-presidente José Mujica e do atual Tabaré Vázquez, Miranda fará uma palestra com o tema “O papel político da Frente Ampla na América Latina”, às 19 horas, no auditório do EFI.

O objetivo é compartilhar experiências com a agremiação uruguaia e ampliar o debate sobre os desafios do atual cenário político brasileiro. O evento é organizado pelo movimento “Juntas Pela Democracia“, fórum de debates organizado pelos partidos PSOL, PT, PDT, PCdoB e ICB em Florianópolis.

A Frente Ampla é uma coalizão de esquerda formada por 10 partidos uruguaios, fundada em 1971. Foi colocada na clandestinidade durante a ditadura militar daquele país (1973-1984). Reestabelecida, disputou todas as eleições desde então. Está a frente do governo federal naquele país desde 2004, quando elegeu Tabaré Vásquez presidente (2005-2010). Posteriomente, elegeu José Mujica para o mesmo cargo (2011-2015).Hoje, Vázquez cumpre um novo mandato. Em junho, o país passa por novas eleições.

Advogado formado pela Universidad de la República, Javier Miranda comanda a Frente Ampla desde 2016. Foi militante da organização de Mães e Familiares de Uruguaios Desaparecidos. É diretor do Programa de Direitos Humanos do Centro Latinoamericano de Economia Humana (CLAEH). No governo uruguaio, foi Diretor Nacional de Direitos Humanos, órgão vinculado ao Ministério da Educação e da Cultura naquele país.

Confirme presença no evento do Facebook: http://bit.ly/2J4N5vL

Postagens Recomendadas

E aí, gostou? Manda teu recado pra gente.