Esquerda de Florianópolis debate unidade com a presença de Boulos


Da esquerda para a direita: Schirlei Azevedo e Lino Peres (PT); Guilherme Boulos (PSOL); João de Deus (Rede); Anderlize Abreu (PCdoB); Lela (PDT); Ronald Ferreira (PcdoB); Amauri Soares (ICB); Afrânio Boppré (PSOL). Agachados, Leonel Camasão e Marquito (PSOL).

A vinda de Guilherme Boulos a Florianópolis mobilizou a Esquerda da capital para um debate sobre a resistência democrática e a unidade na ação. O ex-candidato a presidente reuniu dirigentes do PSOL, PCdoB, PDT, PT, Rede, ICB e MST na última terça-feira (19), no gabinete do vereador Afrânio Boppré (PSOL). Também participaram os vereadores Marquito (PSOL), Lela (PDT) e Lino Peres (PT).

Boulos analisou o atual momento político e a centralidade da luta contra a reforma da previdência de Bolsonaro. Destacou a importância da unidade nas ruas para barrar os retrocessos e da construção de canais de diálogo entre as organizações de Esquerda.

O líder do MTST também relatou o processo de construção programática realizado entre 2017 e 2018, por meio da Plataforma Vamos. O movimento realizou dezenas de debates presenciais pelo Brasil. Também contou com uma plataforma on-line para coletar contribuições, o que resultou no maior e mais completo programa de governo já registrado na história das eleições brasileiras.

Unidade necessária

Os dirigentes concordaram que o atual momento político do país deve ser de superação das diferenças e unidade para enfrentar a agenda conservadora. Desde o final das eleições de 2018, os partidos estão dialogando numa frente chamada Juntas Pela Democracia.

O objetivo é realizar uma série de encontros, debates e seminários com dois cortes: temático, debatendo os problemas locais, como saúde, educação e segurança; e também territorial, percorrendo os bairros e ouvindo as necessidades de cada comunidade.

Nas eleições, não há unidade na esquerda de Florianópolis desde 1996, quando Afrânio Boppré disputou o 2º turno contra Angela Amin.

Postagens Recomendadas

E aí, gostou? Manda teu recado pra gente.