Como a Reforma da Previdência afeta sua vida? Faça as contas e confira!

O governo federal quer aprovar uma reforma que visa desmontar a Previdência Pública. O objetivo é claro: querem que você, em um futuro próximo, recorra aos bancos privados para tentar ter uma aposentadoria mais digna. O que é um direito assegurado se torna um privilégio destinado apenas a quem pode pagar.

Para demonstrar os efeitos da Reforma da Previdência, o
Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) elaborou uma calculadora que mostra a diferença entre as regras atuais e as propostas pelo governo Bolsonaro. Os resultados são estarrecedores.

Só lembrando: existem duas modalidades de aposentadoria para quem está submetido ao regime geral, ou seja, trabalhadores enquadrados pela CLT que não fazem parte de categorias especiais. A primeira é a aposentadoria por idade, atualmente em 60 anos para mulheres e 65 anos para homens. E a segunda é a aposentadoria integral, mais vantajosa, que pode ser solicitada a qualquer tempo. Para isso, homens devem ter contribuído por no mínimo 35 anos, e mulheres, 30.

Consequências

A reforma vai excluir milhões de trabalhadoras e trabalhadores da possibilidade de ter uma proteção no futuro, porque estabelece tempos de contribuição impossíveis de serem cumpridos.

Os mais afetados são as mulheres e trabalhadores rurais. Entre os ataques, estão o aumento do tempo de contribuição e de idade mínima, desconsideração quanto as consequências da maternidade.

Postagens Recomendadas

E aí, gostou? Manda teu recado pra gente.