Greve leva milhares às ruas contra Reforma da Previdência e cortes

O último dia 14 de junho foi marcado por grandes manifestações em todo o país contra a reforma da previdência e os cortes na educação promovidos pelo governo Bolsonaro. Cerca de 25 mil pessoas participaram da Greve Geral em Florianópolis, em um ato que percorreu as principais vias do Centro da Cidade na última sexta-feira. A estimativa foi realizada a partir da ferramenta MapChecking, um serviço on-line para estimar multidões a partir do cruzamento de mapas do Google e imagens aéreas da greve.

Organizado por centrais sindicais, movimento estudantil e outras organizações, o protesto tomou forma nos arredores do Terminal de Integração do Centro (Ticen). Os manifestantes saíram em passeata em direção à Avenida Beira-Mar Norte, e seguiram pela Rua Othon Gama d’Eça. O trajeto precorreu várias ruas, até chegar à Catedral Metropolitana, onde o ato foi encerrado.

Integrantes do PSOL durante a Greve Geral em 14 de junho.

Militantes do PSOL participaram ativamente da greve, formando um bloco na passeata. A bancada do partido na Câmara de Vereadores também aderiu. “Vivemos uma das maiores manifestações da história da cidade. Junto aos protestos do dia 15 e 30 de maio, podemos dizer que o pacote de maldades de Bolsonaro encontra muita resistência em nossa cidade”, avaliou o vereador Afrânio.

Os protestos ocorreram em pelo menos 189 cidades, segundo levantamento do G1. Das 27 capitais, 21 tiveram seus serviços de transporte afetados. As principais categorias que aderiram ao movimento foram de professores, estudantes, servidores públicos e trabalhadores do transporte coletivo. metalúrgicos também aderiram à paralisação.

Postagens Recomendadas

E aí, gostou? Manda teu recado pra gente.

Glenn Greenwlad tem sido vítima de fake news.