Memória: Praça São Luís da Praia de Fora

A Praça Forte São Luís da Praia de Fora (esquina das Avenidas Mauro Ramos e Av. Beiramar) é a mais recente polêmica da cidade. O espaço, com cerca de 1.891 m², era propriedade do Exército. Foi doado ao Município em 2016, com a finalidade para construir uma praça. O Shopping Beira-Mar manifestou interesse em patrocinar a obra. No entanto, desistiu temporariamente em função da exigência de estudos arqueológicos preliminares, feita pelo Iphan (Instituto Do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). No local, há vestígios arqueológicos da antiga fortificação que dá nome ao local.

Pela lei, a instalação de empreendimentos em locais com sítios arqueológicos deverá ser precedida por estudos preventivos. O Shopping Beira-Mar teria desistido do patrocínio em função do “alto custo” e do longo tempo necessário para o levantamento histórico. O arquiteto Roberto Tonera, da UFSC, responsável pelo Projeto Fortalezas, avalia que toda a polêmica é um absurdo. “Realizamos orçamento com a equipe de arqueologia mais especializada do Brasil. O custo é baixo e o serviço acontece em menos de dois meses de trabalho”, garante Tonera.

“Nosso mandato acompanha esta questão, pois colaboramos na mudança do Plano Diretor para viabilizar a construção da Praça, e para nomear o espaço, além de emendas no orçamento para a pesquisa”, lembra o vereador Afrânio Boppré (PSOL). “É o momento de ‘baixar as armas’ e buscar o bom-senso”, afirma o vereador.

Postagens Recentes
Comentários
  • Bruno Simões Angotti
    Responder

    Praças públicas, ainda que “jardins de empreendimentos privados” são sempre bem vindas. Tem meu apoio e se possível mais projetos com praças esportivas também. Recentemente restauraram uma no aterro sul do saco dos Limões e está sendo um sucesso. Mais quadras como estás, iluminadas 24 horas seriam ótimas para o bairro é bem estar social das comunidades locais. Abraço!

E aí, gostou? Manda teu recado pra gente.