(Des) governo Gean Loureiro: um balanço crítico do primeiro ano

Como foi o primeiro ano do governo Gean Loureiro? Este era o tema de reportagem do jornal Nexo, de São Paulo, que fez um levantamento sobre o primeiro ano de gestão nas capitais do país. Além do prefeito, o veículo entrevistou um aliado e um opositor, buscando montar um quadro plural na avaliação. Confira as respostas de Afrânio.

Nexo: Como o vereador definiria o primeiro ano da administração?

Afrânio: Uma enorme decepção para a população da cidade. O prefeito parece ter “esquecido” as principais promessas de campanha e repetiu a surrada cartilha de queixar-se da herança maldita. Nenhum dos grandes problemas de Florianópolis – como mobilidade, segurança, saneamento – recebeu uma atenção estratégica. É uma gestão de solavancos, com uma agenda praticamente voltada para problemas emergenciais.

Nexo: Como o vereador definiria a atuação pessoal de Gean Loureiro no período?

Afrânio: O prefeito fez uma opção por uma atuação marqueteira, apelativa, calçada em factóides, bastante presente nas redes sociais, mas isolada da população. Creio que busca firma-se como uma liderança forte e inovadora, mas erra a mão e acaba passando a imagem de um agente político tradicional, autoritário e pouco transparente.

Nexo: Qual o fato central que marcou o primeiro ano da administração?

Afrânio: Cito dois acontecimentos que são marcantes de tipo de administração municipal que estamos vivendo. Os dois, nos primeiros três meses de gestão. O escândalo do carnaval/aniversário da Cidade que desnudou as relações promíscuas entre poder público e empresariado e a aprovação, com muita violência policial, do pacotaço, com várias medidas contra os servidores e retirada de direitos sociais, como acesso ao transporte público. Creio que essa opção de favorecimento de uma elite que domina a cidade em detrimento da maioria do povo, seguirá sendo a marca do Governo Gean.

Postagens Recomendadas
Comentários
  • Xedes
    Responder

    Caro Afranio,

    Não tenho dúvida de tua competência como político, pois caso contrário não estarias tanto tempo na Câmara. Mas vejo que ainda tens uma muralha em teus olhos e mente, pois estás agindo pensando no partido e não na cidade. Acho que o país clama para uma maturidade política, onde os vereadores devem apoiar as boas ações e buscar o debate naquelas que poderão ser aperfeiçoada. O prefeito Gean vai acertar e errar, pois só se erra quando se trabalha. Já tivemos prefeitos que praticamente não erraram, pois nada fizeram a não ser estar presente em festas da cidade. Em qualquer equipe de trabalho pode-se atuar com pessoas que não são de nossa simpatia, mas que devemos trabalhar juntos para alcançar o obtive de forma eficiente e eficaz. Torço não somente para que Gean faça um excelente trabalho, mas para toda a pessoa que assumir esse cargo, pois o foco é o bem de Florianópolis.
    Não concordo com essa prática de criticar por criticar e em todo o meio de comunicação, pois o local adequado para isso é a Câmara ou em audiência com o próprio prefeito. Como torço pelo sucesso do Gean também torço para o teu sucesso, pois o bom trabalho de ambos irá refletir na nossa comunidade, a qual ambos fazem parte. Abraço

E aí, gostou? Manda teu recado pra gente.