Afrânio propõe homenagem de oito de março à Karla Camuratti

Karla Camuratti foi a primeira trans de Florianópolis
(Foto: Reprodução/RBS TV)

O vereador Afrânio Boppré (PSOL) apresentou, no último dia 19 de fevereiro, um projeto para conceder a Medalha Antonieta de Barros para a cabeleireira e atriz Karla Camuratti. Hoje com 61 anos, Karla é reconhecida como a primeira mulher transgênero da cidade e figura conhecida no Carnaval.

Figura icônica nas Paradas da Diversidade promovidas na região, Karla é símbolo da luta contra o preconceito. Foi Embaixatriz da Parada da Diversidade em Florianópolis e a primeira aluna trans no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), onde se formou em um curso técnico de cabeleireira há 42 anos.

A Medalha Antonieta de Barros tem por objetivo homenagear mulheres que tenham se destacado nas áreas cultural, política, desportiva, empresarial e de prestação de serviços ou ação social.

Por quase 30 anos, Karla lutou judicialmente para ser reconhecida como mulher, muito antes dos órgãos federais, estaduais e municipais permitirem a mudança, como ocorre atualmente. Boa parte desta resistência se deu porque Karla jamais se submeteu à cirurgia de redesignação de gênero. Em 2013, finalmente conseguiu obter a alteração em todos os seus documentos, garantindo assim dignidade e reconhecimento de sua condição.

Hoje, ela possui um salão no centro da cidade, junto com a família, onde trabalha há 17 anos. “Todo mundo me conhece na cidade e a luta pela documentação foi muito difícil. Hoje, me sinto socialmente reconhecida e batalho como qualquer pessoa para sobreviver”, afirma.

“Nosso mandato e o PSOL são parceiros na luta contra todas as formas de preconceito e discriminação. Karla é uma figura importante em Florianópolis. Entendemos que o poder legislativo conceder essa medalha, que é destinada a homenagear as mulheres, é um momento muito importante, simbólico e de reconhecimento não só da Karla, mas de toda a população transgênero de nossa cidade”, explica o vereador Afrânio.

Entenda

Normalmente, a transgeneridade se manifesta ainda durante os primeiros anos de vida do indivíduo. Uma pessoa transgênero é o indivíduo que se identifica com um gênero diferente daquele que corresponde ao seu sexo atribuído no momento do nascimento. A transgeneridade não é mais considerada uma doença ou distúrbio psicológico, conforme já declarou a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Postagens Recomendadas

E aí, gostou? Manda teu recado pra gente.