Projeto visa preservação de faixa de areia das praias de Florianópolis

Para evitar o que ocorreu com a construção do primeiro trecho da Beira-mar Continental, que eliminou praias e expulsou pescadores de seus ranchos, o vereador Afrânio Boppré (PSOL) apresentou na Câmara projeto de lei complementar que obriga que obras de construção de ruas e avenidas deverão garantir a reposição da faixa de areia da praia quando for retirada ou absorvida em decorrência dos seus impactos. Afrânio quer que a Lei garanta que o projeto físico-financeiro das obras preveja a reposição desde a fase de elaboração e aprovação dos projetos executivos, realizados para obtenção dos licenciamentos.

“Em nosso município diversas obras de construção ou ampliação de vias têm alterado e causado forte impacto na geografia e na paisagem urbana, prejudicando o acesso ao mar, afetando principalmente pedestres, banhistas, pescadores e a própria atividade turística”, defende Afrânio.

O objetivo do Projeto é justamente assegurar a reposição da faixa de areia da orla retirada para a execução de obras viárias, com isso, preservando o meio ambiente urbano e marinho, além dos pescadores que dependem deste meio social para sua sobrevivência. “Estamos na iminência da construção do prolongamento da beira-mar Continental e se não cuidarmos teremos um cenário de enorme prejuízo ambiental e social”, argumenta o Parlamentar.

Postagens Recentes

E aí, gostou? Manda teu recado pra gente.