PSOL e Rede confirmam Afrânio Boppré para o Senado

A convenção da Federação integrada pelo PSOL e a Rede, realizada na tarde deste sábado (30), na UFSC, em Florianópolis, indicou o economista e professor, Afrânio Boppré, para disputar uma vaga no Senado, por Santa Catarina. Além de Boppré, que atualmente exerce o mandato de vereador na Capital, também foram homologados, pelos dois partidos, 25 candidatos e candidatas a deputado estadual e mais 15 que disputarão a Câmara Federal. PSOL e Rede não definiram candidato a governador. A ambientalista, Miriam Prochnow, da Rede, será a primeira suplente, na chapa para o Senado.

“Senadores catarinenses fizeram muito pelo governo Bolsonaro e nada por Santa Catarina e é hora de uma mudança na nossa representação no Senado Federal”, analisa Boppré que acredita e vai se empenhar pela vitória de Lula, no primeiro turno. Segundo ele, a democracia brasileira está constantemente ameaçada por ações deliberadas do bolsonarismo, por isso, uma das principais bandeiras será a defesa da democracia. O Candidato também pretende priorizar os temas da saúde, educação, economia popular, proteção ambiental, defesa dos direitos humanos e combate a todas às formas de preconceito. “Nosso Estado precisa de um senador de verdade, comprometido com o povo, chega de mais do mesmo”, sustenta Boppré. 

Um lutador

AFRÂNIO BOPPRÉ tem 61 anos. É formado em Economia pela UFSC. Também na UFSC, Afrânio concluiu recentemente o doutoramento em Geografia. Fundou e dirigiu, em Santa Catarina, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos de Santa Catarina (DIEESE). Foi professor substituto de Economia na UFSC e de diversas cadeiras na Cesusc. 

É um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT) em Florianópolis. Em 1996, elegeu-se vice-prefeito de Florianópolis na chapa liderada pelo também professor, Sérgio Grando. Foi deputado estadual entre 2000 e 2006. Em 2005, sai do PT e parte para a construção do recém-fundado Partido Socialismo e Liberdade (PSOL).  Em 2012, elegeu-se vereador em Florianópolis. Está em novo mandato na Câmara de Florianópolis, eleito em 2020.

É casado com Maria Cristini, com quem tem um filho, Gabriel.

Postagens Recentes

E aí, gostou? Manda teu recado pra gente.