30 de maio: estudantes convocam novos atos contra cortes na educação

Mais de 30 mil pessoas participaram das manifestações em Florianópolis

Após manifestações históricas ocorridas em todo o Brasil, a União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), estão convocando uma nova onda de mobilizações para o próximo dia 30 de maio.
Mais de 1,5 milhão de pessoas inundaram as ruas de todo o Brasil nos protestos conhecidos como “Tsunami da Educação” neste último dia 15.

O “Dia Nacional em Defesa da Educação” entra para a história como a principal mobilização massiva da população brasileira descontente com as políticas absurdas do governo de Jair Bolsonaro. Foram atos em ao menos 65 cidades, incluindo todas as capitais e o Distrito Federal.

As ruas disseram em alto e bom som ao governo federal que não aceitariam os cortes de 30% no orçamento das universidades e institutos federais, inviabilizando a manutenção das atividades. As manifestações também eram contrárias a proposta de Reforma da Previdência do governo Bolsonaro.

Em Florianópolis, mais de 30 mil pessoas ocuparam as ruas do Centro e a Avenida Beira-Mar Norte para protestar contra os cortes. “Estaremos junto com os estudantes para reforçar a luta pela educação. Chamaremos todos às ruas para fazer do 30 de maio um dia maior do que já foi o dia 15”, afirmou o vereador Afrânio Boppré.

Os protestos ocorreram em todos os estados do país e no Distrito Federal. Mais de 11 cidades de Santa Catarina tiveram mobilizações contra os cortes da educação e contra o governo de Jair Bolsonaro.

Postagens Recomendadas

E aí, gostou? Manda teu recado pra gente.