Afrânio propõe nomear nova escola da Tapera como Escritor Salim Miguel

Salim Miguel foi homenageado pela Academia Brasileira de Letras, em 2009.

O vereador Afrânio apresentou um projeto de lei para nomear a nova Escola Básica do bairro Tapera, no Sul da Ilha. A intenção é homenagear Salim Miguel, considerado o principal escritor catarinense do século XX e o mais importante depois de Cruz e Sousa.

Para Afrânio, que conviveu com Salim durante a gestão da Frente Popular, na década de 1990, a homenagem se justifica pela grande contribuição cultural do escritor à Florianópolis e à Santa Catarina. “Salim Miguel foi um dos grandes escritores de nossa cidade. Batizar uma escola com seu nome é reconhecer o seu legado à nossa cultura”, afirmou.

Biografia

Ganhador do prêmio Machado de Assis, em 2009, Salim Miguel era jornalista e escritor. Uma das principais figuras da cena cultural de Florianópolis, foi diretor-executivo da Editora da UFSC (1983-1991). Também presidiu a Fundação Franklin Cascaes (1993-1996) e foi autor de diversos livros e roteiros de cinema.

Autor de mais de 30 livros, suas principais obras são A voz submersa (1984)  e Nur na Escuridão (1999). Reconhecido como ficcionista, foi também contista, cronista e ensaísta. Recebeu o Troféu Juca Pato, como intelectual do Ano de 2002, e o Prêmio Zaffary-Bourbon, por melhor romance.

Nascido no Líbano em 1924, Salim chegou ao Brasil ainda criança. Viveu sua adolescência em Biguaçu, e depois mudou-se para Florianópolis. Nas décadas de 1940 e 50, integrou o movimento modernista nas artes catarinenses chamado “Grupo Sul”. 

Junto com sua esposa, a também escritora Eglê Malheiros, escreveu o roteiro do primeiro longa-metragem catarinense, O Preço da Ilusão. Em 1965, depois de ser preso pelo Regime Militar, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde editou a revista Ficção e trabalhou para a Editora Bloch.

O escritor faleceu em abril de 2016, aos 92 anos, em Brasília.

Postagens Recomendadas
Mostrando 2 comentários
  • Joel Hallow
    Responder

    Justa homenagem. Entretanto, Cruz e Sousa se escreve com “s” e não com “z”.

    • afranio50
      Responder

      Obrigado, Joel. A informação foi corrigida.

E aí, gostou? Manda teu recado pra gente.