Há 25 anos, Florianópolis elegia esquerda para governar

Em 3 de outubro de 1992, o povo de Florianópolis elegeu seu primeiro – e único – governo de esquerda. A chapa liderada por Sérgio Grando, do PPS, e Afrânio Boppré, então no PT, venceu a disputa com 46.446 votos. O número representou 36,85% dos votos válidos. Apesar de já existir o segundo turno, a cidade não possuía 200 mil eleitores na época, não estando apta a realizar uma segunda etapa no pleito. Formada por oito partidos, a Frente Popular governou entre 1993 e 1996. Eram eles PC, PCdoB, PDT, PPS, PSB, PSDB, PT e PV.

Entre seus principais projetos, estava o programa Cestão do Povo (atual Direto do Campo); a chegada do transporte coletivo nos morros da cidade; a realização de eleições para a escolha de diretores das escolas; o orçamento participativo; o Réveillon das Luzes e a implantação da rede elétrica subterrânea em boa parte do centro da cidade.

Memória

Em alusão ao aniversário da vitória eleitoral, o mandato do vereador Afrânio Boppré decidiu resgatar a memória daquele importante período. Foram recuperadas notícias, capas de jornal e reportagens da época, com base no acervo da Biblioteca Pública Estadual.

Sérgio Grando morreu em 31 de dezembro de 2016. Por iniciativa de Afrânio, ele foi homenageado pela Câmara de Florianópolis em março de 2017.

Postagens Recomendadas

E aí, gostou? Manda teu recado pra gente.