Florianópolis ganha data para celebrar e preservar as baleeiras

A Câmara Municipal aprovou, na tarde desta quarta-feira (8), em primeira votação, o dia 18 de dezembro como data para festejar, celebrar, resgatar e preservar as baleeiras da Cidade. A iniciativa é do vereador Afrânio Boppré (PSOL) que atendeu sugestão da equipe que produziu e mantém o site Baleeiras da Ilha. A data escolhida é uma homenagem a um dos últimos construtores destes barcos em Florianópolis, mestre Alécio Heidenreich, recentemente falecido, aos 93 anos.

A baleeira é um tipo de pequenas embarcações, com propulsão a remo ou vela, ligeiras e manobráveis, que foram utilizadas na caça à baleia. A chegada da baleeira ao Brasil se deu por meio dos açorianos, que em meados do século XVIII colonizaram parte do litoral de Santa Catarina. Ainda hoje é usada para pesca profissional ou amadora, nas baías de Florianópolis ou em mar aberto. Sua boa navegabilidade também faz dela uma bela opção para passeios.

Mas seu futuro pode estar em risco. Ela já não é mais construída, pois utiliza madeiras que não podem mais ser extraídas por serem protegidas pela legislação ambiental. Além disso, os métodos de construção da baleeira estão preservados apenas na memória de mestres artesãos que, infelizmente, acabam não sendo transmitidos para as novas gerações. “A iniciativa irá colaborar com a preservação destas embarcações que ainda são bastante utilizadas pelos pescadores artesanais”, Avalia Afrânio.

O homenageado

Nascido em 18 de dezembro de 1928, no Ribeirão da Ilha, ao longo de sua vida, seu Alécio Heidenreich construiu cerca de 80 baleeiras, a última delas quando já tinha mais de 70 anos de idade. Construiu desde baleeiras robustas, de 11 metros de comprimento, usadas para pescar tainha na praia de Naufragados, até mais modestas, usadas para passeios e atividades de lazer.

Manezinho de sobrenome alemão, viveu a maior parte de seus 93 anos em prol das causas da comunidade, com participação decisiva na Banda da Lapa, do Ribeirão da Ilha, onde tocou saxofone. Alécio Heidenreich faleceu em 18 de março último.

Postagens Recentes

E aí, gostou? Manda teu recado pra gente.