Câmara rejeita retorno do desconto na taxa de lixo
A Câmara de Florianópolis rejeitou, na tarde desta segunda-feira (17), projeto de lei de grande repercussão na economia popular, caso fosse aprovado. Por maioria de votos, foi arquivado o Projeto de Lei Complementar 1585/2016, que resgatava o desconto de 20% no pagamento em cota única da Taxa de Coleta de Resíduos Sólidos (TCRS – a taxa do lixo).
O Desconto de 20% sobre a TCRS já era um direito consagrado e que em 2016 foi extinto pelo ex-prefeito Cesar Jr. que, na mesma oportunidade, também promoveu um aumento abusivo nos valores da Taxa, causando uma forte reação negativa na sociedade. “Na verdade, é um simples resgate ou devolução de um benefício que já era tradicional em Florianópolis e que foi eliminado, sorrateiramente, no final do Governo Cesar Jr. e que o prefeito Gean teve a oportunidade de rever a injustiça, mas não o fez”, afirma o vereador Afrânio Boppré (PSOL), autor da iniciativa.
Afrânio lamentou a postura da maioria da Câmara que mostrou insensibilidade, preferindo optar pela orientação da Secretaria da Fazenda do Município. “É uma proposta de forte impacto de apoio e reforço à poupança da população que certamente seria muito bem recebida ainda mais neste momento de pandemia que está afetando bruscamente a vida econômica da população”, avalia Afrânio.