Em gesto de reparação, Câmara de Florianópolis aprova título de cidadão a Gilberto Gil

“É um pedido de desculpas tardio, mas ainda oportuno e necessário, um desagravo, mas é, sobretudo, um agradecimento pela imensa contribuição à arte e à cultura nacional”. Dessa forma, o vereador Afrânio Boppré (PSOL) traduziu a decisão da Câmara de Vereadores de Florianópolis que aprovou, nesta terça-feira (1º), em primeira votação, projeto que concede título de cidadão honorário ao cantor e compositor Gilberto Gil. A iniciativa de propor a homenagem é de Afrânio e do vereador Roberto katumi (PSD), mas, no plenário, o projeto recebeu também as assinaturas dos vereadores Fábio Braga (PSD), Dinho (DEM), Marquito (PSOL), Lino Peres (PT), Lela (PDT) e Dalmo Menezes (DEM).

Tempo Rei

Gilberto Passos Gil Moreira, ou simplesmente Gilberto Gil, é cantor, compositor, multi-instrumentista, produtor musical. Conhecido por sua contribuição na música brasileira e por ser vencedor de prêmios Grammys Americano, Grammy Latino, Gil foi também embaixador da ONU para agricultura e alimentação e ministro da Cultura do Brasil (2003–2008). Em mais de cinquenta álbuns lançados, tem uma obra original e de uma qualidade impressionante. É um dos artistas brasileiros mais reconhecido e respeitado em todo o mundo.

Gaivota na Ilha

Em julho de 1976, a turnê dos Doces Bárbaros – Gilberto Gil, Caetano Veloso, Gal Costa e Maria Betânia – veio para Florianópolis fazer um show no Clube Doze de Agosto. Uma batida policial, na véspera da apresentação, no Hotel no qual se hospedavam os músicos, prendeu Gilberto Gil, por porte de droga – um cigarro de maconha para consumo próprio.

A princípio o Juiz o condenou a um ano de prisão, mas depois substituiu a pena por internação em hospital psiquiátrico. Foi na clínica que Gil compôs a canção “Sandra”, em homenagem a Sandra Gadelha, sua mulher na época, e na qual são citadas várias mulheres que trabalhavam no local e que o atenderam no período que ficou internado. Na clínica psiquiátrica, Gil compôs também uma outra canção chamada “A gaivota”, que ficou conhecida na voz de Ney Matogrosso.

“É importante, praticamente 45 anos depois, a Câmara fazer esse gesto de reconciliação definitiva da Cidade com o artista, celebrando o homem e a sua obra que ganharam o mundo”, disse Afrânio. O título de cidadão honorário deverá ser entregue a Gilberto Gil em março de 2021, em solenidade que comemora o aniversário da Cidade.

Postagens Recomendadas

E aí, gostou? Manda teu recado pra gente.