Nova escola da Tapera é denominada Escritor Salim Miguel

A Câmara de Florianópolis aprovou em segunda votação, na tarde desta segunda-feira (13), Projeto de Lei que denomina Escritor Salim Miguel a nova escola básica do bairro Tapera. A iniciativa é do vereador Afrânio Boppré (PSOL) e homenageia o escritor falecido em 2016, aos 92 anos. A matéria segue agora para sanção do prefeito Gean Loureiro.

A Escola, que começou a funcionar no começo de 2020, tem capacidade para atender cerca de 520 estudantes. A construção, com 5.455,20 m², tem diversos laboratórios, espaço maker, sala de artes, sala de música, sala de tecnologias, sala multimeios, biblioteca, além de um ginásio de esportes. A escola conta ainda com duas quadras esportivas e refeitório. A unidade está situada na Rodovia Açoriana, no acesso ao bairro Tapera.

Lutador e humanista

Salim nasceu no Líbano, em 1924, filho de um professor primário, chegou ao Brasil três anos depois com a família, residiu durante um ano no Rio de Janeiro, depois passou a viver em Biguaçu. Um dos mais destacados escritores de Santa Catarina, Salim Miguel foi um dos fundadores do Grupo Sul, movimento artístico que trouxe o modernismo a Santa Catarina na década de 1950. Foi diretor executivo da Editora da UFSC e presidente da Fundação Cultural Franklin Cascaes, durante a gestão do prefeito Sérgio Grando.

Salim: escritor premiado.

Em Florianópolis, Salim residia com a mulher, a escritora e professora, Eglê Malheiros, em um apartamento na Carvoeira.

Dono de uma vasta e premiada obra literária, Salim teve longa atuação como jornalista, foi dono de livraria e editora e se aposentou como funcionário público. É considerado, depois de Cruz e Sousa, o mais importante escritor de Santa Catarina e a principal personalidade cultural catarinense do século XX.

Para o vereador Afrânio é uma homenagem justa que a Cidade faz para um escritor que tanto contribuiu para a cultura do nosso Estado. “Ele era um lutador, um humanista nato e certamente ficaria orgulhoso com o seu nome ligado a uma escola, especialmente sendo localizada em bairro de trabalhadores, caracteristicamente popular e tradicional da nossa Cidade, como é a Tapera”, comentou Afrânio.

Postagens Recomendadas

E aí, gostou? Manda teu recado pra gente.