Vera Lúcia da Silva e Carla de Oliveira recebem medalha Antonieta de Barros
Em sessão realizada na tarde da última quarta-feira (11/03), a Câmara Municipal realizou solenidade de entrega da Medalha Antonieta de Barros. O objetivo da honraria é homenagear mulheres que tenham se destacado nas áreas cultural, política, desportiva, empresarial e de prestação de serviços ou ação social no município de Florianópolis. Por iniciativa do Vereador Afrânio Boppré (PSOL), Vera Lúcia da Silva e Carla de Oliveira foram homenageadas.
Natural de Florianópolis, Vera é servidora aposentada do Ministério da Saúde. Foi servidora do INAMPS, da equipe que inaugurou o Hospital de Florianópolis, em julho de 1979. Militante atuante nas questões de raça, gênero e da saúde, atualmente, é coordenadora geral do SINDPREVS/SC – Sindicato dos Trabalhadores da Previdência Social, Sáude e Anvisa em Santa Catarina, também participa do núcleo de gênero e raça do sindicato e é Diretora da Secretaria de gênero, raça e classe da FENAPS – Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social.
Natural de Santos (SP), Carla mora em Florianópolis há 31 anos, onde estudou e trabalhou. A partir do desenvolvimento de transtorno mental em familiares, entre 2007 e 2010, se aproximou do Sistema de Atenção Psicossocial a fim de ter informações para auxiliar no tratamento deles. Mais tarde foi a própria Carla que a partir de uma crise foi acolhida no CAPS Ponta do Coral, onde iniciou seu tratamento. Em 2014, conheceu a Associação Alegre Mente, Associação de usuários do CAPS Ponta do Coral, e juntamente com seu tratamento na terapia começou a participar regularmente da Associação.
Em 2017, assumiu a presidência da Associação Alegre Mente, até 26 de setembro de 2019. Frente à Associação foi responsável por muitas lutas e conquistas que fortaleceram a atuação da Associação, bem como da Rede Municipal de Atenção Psicossocial e a Saúde Mental do município de Florianópolis, como um todo. Atualmente é membro atuante nas Frentes Parlamentares de Saúde Mental da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina e da Câmara Municipal de Florianópolis.
Para Afrânio “A homenagem que tive a oportunidade de entregar para essas duas gigantes dignificam a própria Antonieta de Barros. É para isso que serve a Medalha. Um sincero agradecimento pela dedicação socialmente comprometida com a luta pela igualdade, a solidariedade e por políticas públicas.”