Câmara aprova iniciativa de Afrânio que protege cobradores de demissão

A Câmara de Vereadores aprovou, em primeira votação, uma iniciativa do vereador Afrânio Boppré (PSOL) contra o fechamento dos postos de trabalho dos cobradores do transporte coletivo da capital. O PDL 2.321 tramita na casa desde 2014, e visa sustar um decreto do então prefeito César Souza Jr (PSD), que permitia a “demissão incentivada” e o consequente fechamento dos postos de trabalho de funcionários do Consórcio Fênix.

No entendimento dos trabalhadores do setor, a medida permitira, eventualmente, a mecanização completa do sistema de bilhetagem e a demissão de cerca de 1.100 cobradores somente na capital. Para passar a valer, a medida necessita ser aprovada em segundo turno.

O atual contrato em vigor com o consórcio Fênix proíbe a demissão dos cobradores. O decreto de César Souza Jr. ia diretamente contra a regulamentação do serviço.

Para Afrânio, garantir os empregos é fundamental para a cidade, ainda mais no atual cenário econômico. “É um projeto em defesa da qualidade do transporte coletivo, mas é também em defesa dos mais de mil trabalhadores que dependem deste trabalho para sustentar suas famílias. A profissão de cobrador ganhou novos atributos: orientação dos passageiros, companheirismo do motorista e inibição de assédio e assaltos” avaliou o vereador.

Postagens Recomendadas

E aí, gostou? Manda teu recado pra gente.

RU da UFSC