Afrânio participa de reunião sobre saúde mental com Prefeito em exercício
O vereador Afrânio (PSOL) foi recebido na tarde desta segunda-feira (29/07) pelo Prefeito em exercício João Batista Nunes (PSDB), na sede do executivo municipal. O encontro foi proposto pela Superintendência do Ministério da Saúde em Santa Catarina, e tinha como objetivo tratar de projetos e soluções para o atendimento em saúde mental em Florianópolis.
Afrânio participou do encontro na condição de presidente da Frente Parlamentar de Saúde Mental. Participaram também Rogério Ribeiro, superintendente do Ministério da Saúde a presidenta da Associação Alegremente, Carla de Oliveira, e Mariana Schorn, Analista Técnica em Políticas públicas em Saúde – ATPS, e o Secretário Municipal de Saúde, Carlos Paraná. Ribeiro pediu o encontro com o Prefeito e o Secretário buscando estreitar laços e resolver algumas demandas dos usuários.
Na reunião, a Prefeitura informou não ter mais a intenção de construir um Centro de Atendimento Psicossocial III, focado na população com transtornos mentais. Agora, o executivo trabalha por um CAPS IV, focado no tratamento exclusivo de usuários de álcool e outras drogas.
“Não adianta cobrir um santo para destapar outro. A comunidade vem aguardando o CAPS III há anos, para evitar internações em hospitais psiquiátricos. Se a opção da Prefeitura for pelo CAPS IV, que pelo menos ele tenha portas abertas para receber todos que precisem, e não apenas usuários de drogas”, avaliou o vereador.
A situação de outro CAPS, no bairro Agronômica, continua a preocupar os usuários. O compromisso da PMF era executar a reforma do prédio, no bairro Agronômica, que está em péssimas condições. No entanto, a falta de formalização da permissão de uso do imóvel por parte do governo estadual para a prefeitura gerou um impasse. As tratativas entre as partes estão em andamento.
Na oportunidade, Afrânio entregou a João Batista um ofício relatando a controversa situação sobre a cessão de um terreno no bairro Ingleses e o sitiamento parcial dos moradores do Sambaqui, na rua Isid Dutra, por conta de obras realizadas pelo Executivo.