Exclusivo: Gean cede terreno de R$ 4,3 milhões para entidade de aliados políticos

Um terreno com mais de 2 mil metros quadrados, a 600 metros do mar, em uma região nobre no bairro Ingleses. Essas são as características de uma propriedade do Município que o prefeito Gean Loureiro (ex-MDB) quer dar de mão beijada para uma entidade ligada a apadrinhados políticos.

A Associação Beneficente Cultural Delta (ABCDELTA), ligada à Maçonaria, tem como diretor de patrimônio Marcelo Guaraldi Bohrer, que ocupa cargo comissionado na Prefeitura da Capital e é presidente do Democratas em Florianópolis. A área que Gean pretende ceder à entidade está avaliada em 4 milhões e 300 mil reais.

Marcelo Bohrer foi indicado por Gean para a Superintendência de Relacionamento com o Cidadão, da Secretaria Municipal da Fazenda, em outubro do ano passado, com salário de R$ 10 mil. Ele é filiado ao Democratas desde 2011, e está na presidência do partido desde 15 de março deste ano. Também já foi comissionado na antiga Fatma (atual Instituto do Meio Ambiente, IMA), no governo do Estado, órgão que foi presidido por Gean Loureiro antes de ser prefeito.

Bohrer também tem uma relação próxima com o vereador Miltinho Barcelos (DEM), que tem como base eleitoral o bairro Ingleses, mesmo da ABCDELTA. Miltinho é o vice-presidente de Bohrer na direção do DEM. O vereador é conhecido por fazer homenagens a entidades e pessoas ligadas à Maçonaria local.

Miltinho também é presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), e destinou a si próprio a relatoria do Projeto de Lei 17.829/2019, que visa concretizar a permissão de uso para a ABCDELTA.

Fiscalização

Afrânio visitou o terreno que Gean pretende doar para entidade ligada a maçonaria.
Afrânio foi até o local conferir o tamanho do terreno. Foto: Leonel Camasão.

O vereador Afrânio (PSOL) esteve no local para averiguar a situação. O terreno fica na rua Brisamar, esquina com a via local D. A permissão de uso a título precário para a ABCDELTA foi decretada por Gean no último 15 de maio. No mesmo dia, o Prefeito também enviou para a Câmara o projeto de lei para efetivar a cessão do terreno por no mínimo 20 anos.

Geoprocessamento
Terreno (em azul) é 37% maior do que o previsto no projeto da Prefeitura. Imagem: Sistema de Geoprocessamento da PMF

No projeto de lei, afirma-se que a área tem 1.600 metros quadrados. Entretanto, a informação disponível no sistema de geoprocessamento da Prefeitura revela que o terreno tem cerca de 2.190 metros quadrados, ou seja, é 37% maior.

Afrânio protocolou uma iniciativa na Câmara de Vereadores para revogar o decreto, por considerar a movimentação irregular. “O prefeito tem dois discursos: um para a mídia, de lisura e austeridade nos gastos, e outro de bastidores, de generosidade na destinação de patrimônio público para os amigos e irmãos”, avaliou o parlamentar. O mandato estuda apresentar uma representação contra o prefeito ao Ministério Público de Santa Catarina.  

Postagens Recomendadas

E aí, gostou? Manda teu recado pra gente.

Fake News foi espalhada após denúncia sobre terreno