CIC recebe filme “Lavosier tinha razão” e debate Brasil da era Bolsonaro
Na próxima quarta-feira (19 de junho), a partir das 19h30, o Centro Integrado de Cultura (CIC) recebe a estreia do filme Lavosier Tinha Razão. O curta é uma coprodução independente entre a Boanova Films (Brasil) e a Traffic Ideas (Bolívia), rodado em Florianópolis com elenco local. Após a exibição, haverá um debate intitulado “Brasil: democracia ou barbárie”, com a participação do vereador Afrânio Boppré (PSOL), a professora da Udesc Marlene de Fáveri e o jornalista Carlos Damião.
O filme é baseado num conto da escritora Íris Campobello, de Florianópolis. O roteiro foi adaptado por Luiz Fernando Machado, que divide a direção com Gersson Salinas. A obra, com 14 minutos de duração, é uma crônica do Brasil de 2019, onde a ignorância, a violência e preconceito saíram do armário e ganharam as ruas.
Mais sobre a mostra
A Sala de Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC) recebe de 17 a 19 de junho, a partir das 19h30, a Mostra Boanova Films 2019. A programação é gratuita e conta com exibição de filmes, apresentações artísticas, conversas com o diretor e debates. O evento tem o apoio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC).
A mostra apresenta ao grande público algumas das produções cinematográficas realizadas pela Boanova Films no primeiro semestre deste ano. A diversidade de gêneros e temas revela o perfil de engajamento social e político da produtora catarinense independente estabelecida em Florianópolis. Confira a programação abaixo.
Programação
17 de junho (segunda-feira), a partir das 19h30:
- Pocket show de mágica com o protagonista do curta O Mágico e o Rocambole, Sérgio Murilo Bessa.
- Exibição do curta-metragem O Mágico e o Rocambole (2019).
- Conversa com protagonista,diretor e elenco sobre os processos de adaptação do curta original O Caminho (1991) para a releitura contemporânea.
- Exibição do curta-metragem original O Caminho (1991).
O Mágico e o Rocambole
Ficção | 12 min | 2019 | Brasil
Produção: Boanova Films
Direção: Luiz Fernando F. Machado
Classificação indicativa: livre
Sinopse: Um mágico desembarca na Rota Gastronômica do Sol Poente e promete desenterrar grandes emoções passadas.
18 de junho (terça-feira), a partir das 19h30:
- Apresentação do documentário Sou Feliz, pelo diretor Luiz Fernando F. Machado.
- Exibição do curta documentário Sou Feliz (2019).
- Exibição do curta mockumentary Meu Pai Adonai (2017).
- Conversa com o diretor sobre “A construção de uma narrativa documental espontânea”.
Sou Feliz
Documentário | 12 min | 2019 | Bolívia
Produção: Boanova Films
Direção: Luiz Fernando F. Machado
Classificação indicativa: livre
Sinopse: Ao percorrer as ruas de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, dentro de um táxi, conhecemos a surpreendente história de vida de Gustavo Adolfo Auza Molina, um trabalhador que tem como prioridade a fé no trabalho e o amor pela família, mantendo-se firme e inabalável perante as adversidades da vida.
Meu Pai Adonai
Documentário | 14 min | 2017 | Brasil e Itália
Produção: Boanova Films
Direção: Luiz Fernando F. Machado
Classificação indicativa: 16 anos
Sinopse: A explosiva história de Adonai, um dos maiores jogadores brasileiros de futebol de todos os tempos que, no auge de sua carreira, atuando pelo Juventus na Itália, envolveu-se com a máfia italiana e com o desenfreado consumo de drogas. Adonai terminou sua vida vendendo lanches num trailer em Veneza na Praça de San Marco.
19 de junho (quarta-feira), a partir das 19h30:
- Apresentação do projeto de adaptação cinematográfica de Lavoisier Tinha Razão pelo diretor.
- Leitura da carta de Íris Campobello (crítica literária), autora do conto original.
- Exibição do curta-metragem Lavoisier Tinha Razão (2019).
- Debate: BRASIL, DEMOCRACIA OU BARBÁRIE? Participação da professora e historiadora Marlene Fáveri, do professor e vereador Afrânio Boppré e do jornalista Carlos Damião.
Lavosier Tinha Razão
Ficção | 14 min | 2019 | Brasil
Coprodução: Boanova Filmes e Traffic Ideas en Movimiento
Direção: Luiz Fernando F. Machado e Gersson Salinas
Classificação indicativa: 16 anos
Sinopse: Valores de costumes adormecidos se revelam e indicam uma crise civilizatória no Brasil. Uma trama repleta de ignorância, ódio e violência leva a supor que Lavoisier tinha razão.