Usuários da saúde mental lotam plenarinho em busca de direitos

Os usuários de saúde mental de Florianópolis lotaram o plenarinho da Câmara nesta quarta-feira para apresentar suas reivindicações à Prefeitura. Afetados pelo pacotaço de Gean, eles apresentam três reivindicações principais. Acesso gratuito ao transporte coletivo para realizar o tratamento; a construção do CAPS III 24 horas e a criação de alas psiquiátricas no HU e no Hospital Infantil.

A Associação Alegremente entregou um documento ao vice-prefeito João Batista Nunes, com todas as reivindicações do movimento. Uma audiência com o vice-prefeito ficou marcada para o dia 14 de novembro.

Debate

O Secretário de Saúde, Carlos Alberto Justo da Silva, destacou que o CAPS III está no plano de governo do prefeito Gean Loureiro (PMDB) e confirmou que o HU possui estrutura para o leito psiquiátrico, mas não dispõe de pessoal. A reunião também contou com a presença da Secretária Katherine Schreiner (Assistência Social), dentre  outros representantes da Prefeitura.

Também participaram, além de inúmeras referências na luta antimanicomial, Elisa Ferreira, da Comissão Intersetorial da Saúde Mental integrante do Conselho Municipal de Saúde e Jaira Rodrigues, do Conselho Regional de Psicologia.

Postagens Recomendadas

E aí, gostou? Manda teu recado pra gente.