“Cidade Esponja”: Afrânio quer aplicar conceito para evitar enchentes em Florianópolis
O vereador Afrânio Boppré (PSOL) apresentou Projeto de Lei, na última segunda-feira (08), para que Florianópolis adote o conceito de “Cidade Esponja”, que tem como objetivo mitigar riscos de enchentes, alagamentos e promover o reuso da água da chuva.
O conceito de “Cidade Esponja” foi criado pelo arquiteto paisagista chinês Kongjian Yu e vem sendo aplicado com sucesso em 16 cidades da China, além de Berlim, Copenhague e Nova Iorque.
O intuito é que o poder público municipal faça a gestão de águas inundáveis, fortaleça a infraestrutura ecológica e o uso de sistemas de drenagem que busque absorver, capturar, armazenar, filtrar e aproveitar a água pluvial, reduzindo impactos indesejáveis.
O Projeto de Lei apresentado por Afrânio tem como objetivo, além de mitigar riscos de inundação, reduzir a sobrecarga dos sistemas tradicionais de drenagem, garantir maior autossuficiência hídrica e melhorar a qualidade da água disponível. O texto prevê pavimentos de revestimentos permeáveis e/ou de estrutura porosa, teto-verde, jardins de chuva, valas de infiltração e bueiros ecológicos.
“Enquanto a gestão convencional das águas pluviais busca, por meio de drenos e tubulações, simplesmente transportar a água da chuva para rios e mares, a ‘Cidade Esponja’ busca absorver a chuva e diminuir o escoamento superficial. A água absorvida pode ser armazenada, limpa e reutilizada”, comenta Afrânio.