Afrânio propõe homenagem a jornalista Carlos Damião
O vereador Afrânio Boppré (PSOL) apresentou um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) para conceder a Medalha e Diploma Francisco Dias Velho ao jornalista Carlos Damião. A honraria é uma demonstração de reconhecimento do povo de Florianópolis ao cidadão que contribuiu notavelmente à comunidade, Estado e País, nas artes, letras e ciências, quer nas armas com defesa da Pátria, ou ainda na política em prol do seu patrimônio jurídico, econômico e social.
Conheça outros projetos de Afrânio
O poeta, escritor e jornalista Carlos Damião Werner Martins, tem 62 anos, trabalhou em vários veículos de comunicação da Capital, incluindo os jornais alternativos Desterro e Contestado, e também militou na política estudantil nos anos da ditadura militar.
Damião atuou como repórter, editor e colunista nos jornais da Semana, de Santa Catarina, O Estado, A Notícia e Notícias do Dia. Foi âncora e comentarista da TV O Estado/SBT na década de 1990. Foi âncora e comentarista das rádios Guarujá (2008-2011) e RIC-Record (2011-2014). Foi colunista do Notícias do Dia entre 2010 e 2019.
Atualmente, mesmo distante dos veículos tradicionais de comunicação, Damião segue atuando na internet. Ele mantém um blog desde 2014 e brinda seus leitores com textos sobre a situação política do País, o cotidiano de nossa cidade e, especialmente, o resgate da história e memória de construções, lugares e personalidades que se destacaram e ainda se destacam no cenário político e social de Florianópolis.
Tem seis livros publicados: “O Dia Começa Por Baixo da Saia” (1977), “Poemas Etc” (1978), “Força de Expressão” (1984), “A Palavra Imediata” (1987), “Dons” (1994), “Alquimia da Paixão” (1995). É autor também de “Meyer Filho – Vida e Obra” (1996), biografia do artista visual Ernesto Meyer Filho. O escritor tem dois livros inéditos sobre a memória da cidade, da qual é pesquisador desde 1970.
Carlos Damião é divorciado, tem três filhos e duas netas.