Comunidade se mobiliza em favor da reforma da Escola Paulo Fontes
Na última quarta-feira (6/6), com a sala lotada, ocorreu a 3ª reunião do movimento em defesa da Escola Básica Municipal Paulo Fontes. A comunidade escolar levou o Secretário de Educação Maurício Fernandes Pereira, além de outras autoridades, a participarem do encontro e ouvirem as reivindicações do movimento.
A forte participação da comunidade escolar ajudou a pressionar o governo para que a licitação da obra ocorra até outubro de 2019.
Para acompanhar todas as etapas do processo, foi criada uma comissão de representantes do movimento.
A mobilização nasceu com o objetivo de reformar estruturalmente a unidade. O colégio vive uma situação de abandono e precário funcionamento.
A última manutenção aconteceu há 14 anos. De lá prá cá, apenas pequenos reparos foram realizados. Recentemente, a arquibancada da quadra de esportes teve que ser demolida, pois estava comprometida
e poderia desmoronar, colocando em
risco os alunos e funcionários.
A prefeitura chegou a instalar aparelhos de ar condicionado, mas jamais puderam ser utilizados. O sistema elétrico é antigo e
não comporta a utilização dos aparelhos.
Quem foi Paulo Fontes
Paulo de Tarso da Luz Fontes, nasceu em Florianópolis em 18 de janeiro de 1914 e faleceu a 10 de junho de 1970. Formado em medicina pela Universidade Federal do Paraná em 1937. Foi chefe do Serviço de Higiene Escolar do Departamento de Saúde Pública de Santa Catarina, durante durante dez anos (1935 — 1945). Foi eleito deputado estadual pela antiga UDN (União Democrática Nacional) para a legislatura de 1947 -1951. Também foi eleito prefeito de Florianópolis em 1951 e exerceu o cargo até 1954. Em sua homenagem, a avenida que passa em frente à antiga Alfândega e ao lado do Mercado Público em Florianópolis recebeu o nome de Avenida Paulo Fontes e também a escola situada em Santo Antônio de Lisboa.