Prefeitura quer “passar o trator” nas comunidades do Norte e da Lagoa

Enquanto comunidade se reunia em audiência pública, Prefeitura ignorava evento.

Dois projetos da Prefeitura de Florianópolis estão dando dor de cabeça para moradores do Norte da Ilha e da Lagoa da Conceição. Sem diálogo e contrariando o interesse dos moradores, o governo Gean quer impor projetos de infraestrutura sem conversa e sem levar em conta as realidades locais.

Uma dessas iniciativas é o projeto de asfaltamento da Estrada Cristóvão Machado de Campos, que liga a Vargem Grande ao Rio Vermelho. Enquanto a Prefeitura lançava a licitação de asfaltamento para uma estrada rápida, centenas de moradores se reuniam em uma audiência pública para propor um projeto alternativo. A Prefeitura sequer mandou representante.

Em entrevista ao jornal do Almoço, o Secretário de Infraestrutura da Prefeitura, Valter Gallina, disse “desconhecer” as reivindicações. “Nunca ninguém me ligou para tratar disso”, afirmou. Mas a mesma reportagem mostra que moradores e entidades buscaram o diálogo com a Prefeitura, e encontraram as portas fechadas. O projeto de Estrada Parque é defendido por especialistas da UFSC e pelo Conselho do Parque Estadual do Rio Vermelho.

Caso parecido ocorre na Lagoa da Conceição. O projeto de revitalização da Avenida das Rendeiras desagradou boa parte da comunidade. Cerca de 130 comerciantes da região estão apreensivos com o fim do estacionamento na avenida, sem ao menos ninguém ser consultado. O vereador Afrânio (PSOL) propôs uma audiência pública na comunidade para debater o assunto. O requerimento precisa ser aprovado na Câmara de Vereadores.

Para Afrânio, vivemos uma profunda falta de democracia e de participação da sociedade nas decisões. “Foi assim com a ponte do Canal da Barra da Lagoa, é assim com o Elevado do Rio Tavares, que parece ter sido projetado no sentido errado. O governo que dialoga com a comunidade erra menos. Por isso Gean erra tanto, porque não conversa com ninguém”, avaliou o vereador.

Postagens Recomendadas
Comentários
  • Eliane da Rocha Reginaldo
    Responder

    Como pessoas desse tipo chegam ao poder? lamentável!

E aí, gostou? Manda teu recado pra gente.