Ponte metálica do Canal da Barra da Lagoa vai se chamar Professor Valmir Martins

A Câmara de Vereadores aprovou no final da tarde desta terça-feira (15), em segunda votação, o Projeto de Lei que denomina Professor Valmir Martins a ponte metálica do canal da Barra da Lagoa. A iniciativa é do vereador Afrânio Boppré (PSOL), amigo pessoal do Professor, que faleceu em novembro de 2012.

Valmir Martins, professor do departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), nasceu dia 22 de outubro de 1943, na Barra da Lagoa. Era formado em história, com mestrado na mesma área. Iniciou na política aos 16 anos, em organizações ligadas à Igreja Católica, destacando-se na luta pela redemocratização do Brasil.

Foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT) e do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) em Santa Catarina. Pelo PT, Valmir foi o primeiro candidato do Partido ao Senado, em 1982. “Em 2005, eu, Valmir e um grupo de militantes saímos juntos do PT e ingressamos no PSOL, construindo com muito empenho e envolvimento pessoal o Partido em Santa Catarina”, lembra Afrânio.  Em 2010, Valmir foi candidato ao governo do Estado pelo partido. Foi também presidente da Associação dos Professores da UFSC – Apufsc.

Paixões

Valmir Martins com a esposa, Ely Martins. Foto: acervo familiar

Apaixonado por futebol, sobretudo pelo Avaí, Valmir foi diretor e conselheiro do time. Também era um apaixonado pela Barra da Lagoa, onde possuía residência, próxima à Ponte Metálica. Era na Barra que o professor aposentado gostava de descansar e também de colaborar com a organização da comunidade. Sempre bem-humorado e prestativo, Valmir fez muitos amigos e admiradores na comunidade.

“Sempre que se irritava com uma de nós, especialmente por causa da indisciplina na dieta que ele devia seguir, meu pai nos mandava ir pra beira do Canal ver se a maré enche ou vaza”, lembra com carinho a filha Ana Martins. “Ele certamente ficaria muito orgulhoso com a homenagem”, afirma.

Postagens Recomendadas

E aí, gostou? Manda teu recado pra gente.