Audiência reúne trabalhadores e vereadores em defesa da Comcap

Com o Plenarinho da Câmara Municipal lotado, a situação da Comcap foi debatida em Audiência Pública, na tarde da quinta-feira, 19. A proposta da audiência é do vereador Afrânio Boppré (PSOL), diante da grave crise que atravessa a empresas e os ataques que sofre com o claro propósito de viabilizar a privatização.

Marius Bagnati, presidente da empresa, rebateu a campanha de setores da mídia pela privatização do serviço de coleta de lixo em Florianópolis, através da comparação “desonesta” com outras cidades do estado. “Florianópolis tem 42 praias com limpeza diária durante todo o ano, qual outra cidade no estado tem essa característica?”, questionou Bagnati. A desigualdade na tarifação do serviço de coleta de resíduos também foi levantada pelo diretor “A nossa cidade recebe diversos eventos de repercussão nacional, onde são produzidas toneladas de lixo e é a Comcap que faz a coleta, tudo isso tem um custo, mas a empresa não recebe a mais para isso”, completou.

O Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal (Sintrasem) denunciou a apropriação de recursos dos trabalhadores. “O prefeito descontou do salário dos trabalhadores, mas não pagou os convênios de saúde, o vale transporte e o vale alimentação, isso é roubo”, disse o diretor da Entidade, Márcio Nascimento, que solicitou aos vereadores presentes a realização de uma CPI para apurar a situação da empresa. Nascimento também apontou a desigualdade na taxação da coleta de resíduos. “Hoje as grandes empresas, os grandes eventos, os que geram toneladas de lixo pagam o mesmo valor proporcional que o trabalhador. Não é defender um aumento de imposto pra população, mas quem produz mais de lixo tem que pagar mais pelo serviço”, finalizou.

Ao final do evento, o vereador Afrânio ratificou seu compromisso com a manutenção da Comcap 100% pública, rechaçando desserviço prestado pelo prefeito na gestão do município. O parlamentar do PSOL apoiou a proposta de uma CPI e declarou que irá apresentar uma emenda ao projeto da prefeitura que autoriza a securitização das dívidas dos contribuintes com o município, para que parte do recurso arrecadado seja investida na capitalização da empresa. “Se é sincera a preocupação do Prefeito com a situação da Comcap, certamente a base governista na Câmara irá apoiar a iniciativa”, defendeu o parlamentar do PSOL.

Postagens Recomendadas

E aí, gostou? Manda teu recado pra gente.