Liminar suspende sessão e frustra expectativa de justiça
O juiz Laudenir Fernando Petroncini acatou os Mandados de Segurança solicitados pelos vereadores acusados na Operação Ave de Rapina, da Polícia Federal, Badeko e Cesar Faria, ambos do PSD. A liminar do magistrado suspendeu a sessão que pedia a cassação dos mandatos dos réus, que aconteceria na tarde desta quarta-feira (12). Segundo o juiz, a denúncia contém falhas processuais. A assessoria jurídica da Câmara já está recorrendo da decisão.
O tema foi debatido também no plenário, durante a sessão ordinária. A imensa maioria dos vereadores se posicionou em apoio ao parlamentar do PSOL, autor da denúncia. Nas galerias, a população compareceu em bom público cobrando dos vereadores indecisos e dando suporte aos parlamentares em defesa das cassações. Entidades sindicais também demonstraram sua insatisfação com a decisão judicial.
Resposta à sociedade
Na tribuna, o vereador Afrânio enfatizou a importância dos processos de cassação e a necessidade da Casa dar uma resposta à sociedade. “As provas que constam nos relatórios são robustas. Não há dúvida nenhuma do envolvimento tanto de Cesar Faria, tanto de Badeko com os ilícitos denunciados, por isso acredito que a procuradoria da câmara vai reverter a liminar do juiz”