Proposta para criar Praça Forte São Luis chega à Câmara
O prefeito Cesar Jr. encaminhou à Câmara mudança de zoneamento do Plano Diretor para AVL (Área Verde de Lazer) do terreno situado no centro, na esquina da Av. Mauro Ramos com Av. Jornalista Rubens de Arruda Ramos – proximidade do Beiramar Shopping. Outra proposta, também da prefeitura, dá o nome à mesma área de Praça Forte São Luis. A mudança do zoneamento é exigência do Exército, atual proprietário do terreno.
O vereador Afrânio Boppré (PSOL) considera positiva a iniciativa e ressalva ser necessário estudos arqueológicos para conhecer e registrar a história da cidade, vez que ali é reconhecidamente uma área de antiga fortificação.
História
O Forte de São Luís da Praia de Fora, já desaparecido, ficava localizado no final da antiga Praia de Fora, próximo à “Pedra Grande”, junto à atual Avenida Beira Mar Norte, no final da Avenida Mauro Ramos, em Florianópolis, no litoral do estado de Santa Catarina.
Em 1760, por determinação do Marquês de Pombal (1750-77), o governador do Rio de Janeiro, Capitão-general Gomes Freire de Andrade (1733-63), enviou o Engenheiro Militar, Tenente-coronel José Custódio de Sá e Faria, do Real Corpo de Engenheiros, para fazer um levantamento das defesas da Ilha de Santa Catarina, erguidas pelo Engenheiro Militar, Brigadeiro José da Silva Paes. Cumprindo a determinação, propõe e executa, para complemento da defesa do acesso norte à então Vila de Nossa Senhora do Desterro, duas fortificações: o Forte de Santana do Estreito e o Forte de São Francisco Xavier, na Praia de Fora, este último destinado complementarmente a coibir a atracação de contrabandistas no local.
Posteriormente, com a mesma finalidade, o Forte São Luís será construído na Praia de Fora, por volta de 1771, no governo de Francisco de Souza de Menezes (1765-1775), com projeto atribuído ao Sargento-mór Francisco José da Rocha, autor também do projeto da Bateria de São Caetano da Ponta Grossa.
Com a demolição do forte, no início do século XIX, adaptou-se ali uma fonte pública, transformando o local em um largo e posteriormente em uma praça, onde atualmente encontra-se o busto de Lauro Müller, junto ao Hotel Majestic.
*com informações Projeto Fortalezas Multimidia