Audiência Pública debate Política Cultural da Cidade
Por solicitação do PSOL, a Câmara Municipal realizou na tarde desta quinta-feira (30) audiência pública para debater o projeto de Lei nº 15.898//2014 de autoria do Prefeito Municipal, que aprova o Plano Municipal de Cultura de Florianópolis. O pedido foi feito pelo então vereador Josemir Cunha para que, de forma participativa, a população possa conhecer a proposta do governo. “Trata-se de matéria de grande repercussão organizacional e social, uma vez que possibilita um planejamento de elementos culturais que passam a fazer parte da vida da cidade, permitindo as mais diferentes formas de expressão, com prévio planejamento e setorização”, argumentou o vereador no parecer que solicitou a realização da audiência.
Participaram da audiência dezenas de artistas, professores, agentes e produtores culturais. Falando aos presentes, o vereador Afrânio Boppré (PSOL) denunciou a histórica falta de compromisso do poder executivo na manutenção do setor. Ele informou que pretende apresentar uma emenda ao Projeto do Prefeito proibindo o contingenciamento do orçamento da cultura. “Vamos buscar através de uma emenda ou projeto de lei obrigar a prefeitura a realizar, anualmente, 100% do orçamento destinado à cultura da cidade”, comprometeu-se. “Já é muito pouco e, mesmo assim, o governo, todo ano, contingência”, reclamou Afrânio.
Além de Afrânio, participaram da audiência os vereadores Guilherme Botelho (PSDB), presidente da Comissão de Educação, Celso Sandrini (PMDB), Lino (PT) e Lela (PDT). Representou a prefeitura o secretário de Cultura, Luiz Moukarsel.