Audiência pública debate merenda escolar vegetariana

O cardápio opcional vegetariano nas escolas municipais é tema de audiência pública na Câmara de Vereadores, na próxima terça-feira (24/06), às 15h, no Plenarinho. O Projeto de Lei, do vereador Afrânio Boppré (PSOL), propõe que além da merenda oferecida, um novo cardápio sem carne deve ser criado. De acordo com o parlamentar, a escola deve respeitar o esforço familiar que, por razões diversas, opta por uma alimentação alternativa. “A escola deve ser um espaço, inclusive, para estimular hábitos de consumo saudáveis”, enfatiza o parlamentar.

Segundo o artigo nº 2 do PL 15203/2013 (veja aqui o texto na íntegra), a Rede Municipal de Ensino deverá atender a todos os alunos cujos pais ou responsáveis requisitarem cardápio vegetariano à direção da escola. O texto diz ainda que, caso aprovada, a nova lei não trará nenhum ônus aos cofres municipais, uma vez que a cidade não precisaria comprar alimentação diferenciada para estes alunos e sim apenas mudar o modo de preparo de alguns pratos.

No texto de justificativa, Afrânio diz: “A escola, quando recepciona estudantes com orientação nutricional vegetariana, não deve oferecer proposta oposta ao esforço familiar, dando a plena liberdade para a, também, educação alimentar. Por último, compete à Rede Municipal de Ensino respeitar as diversas razões pela opção vegetariana, sejam elas científicas, ambientais, religiosas, filosóficas ou éticas. A escola deve ser um espaço inclusive para estimular hábitos de consumo saudáveis”. O texto sugere ainda que as escolas incluam o vegetarianismo como pauta de algumas disciplinas.

O quê: Audiência pública merenda vegetariana

Quando: 24/06 (terça-feira), às 15h

Onde: Plenarinho da Câmara Municipal

Postagens Recomendadas

E aí, gostou? Manda teu recado pra gente.