Luiza Erundina apresenta o projeto Tarifa Zero para o prefeito da capital
O prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Junior (PSD), se comprometeu a formar uma comissão para discutir o projeto de lei Mobilidade Solidária, formulado pelo vereador Afrânio Boppré (PSOL). A deputada federal Luiza Erundina (PSB) e o parlamentar do PSOL conversaram na tarde de sexta-feira (30/08) com Cesar Souza sobre a democratização do transporte público.
A convidada, responsável pela proposta da tarifa zero em sua gestão na prefeitura de São Paulo (1989-1992), enfatizou ao prefeito da capital a importância de socializar os custos urbanos. “É um princípio de justiça tributária e fiscal. Somos todos responsáveis pela cidade”, afirma.
Para a deputada, não é só uma questão humanista e sim utilitária. Pedagógica, ela exemplificou a questão: “O trânsito fica parado para os que têm e não têm automóvel próprio.” Logo, de acordo com a convidada, não só os que andam de ônibus saem ganhando, e sim toda a sociedade. A mudança iria se refletir no trajeto: mais pessoas andarão de transporte coletivo e, para os que optarem pelo carro, não pegarão tantas filas.
Leia aqui: Deputada Luiza Erundina discute mobilidade urbana e tarifa zero, em Florianópolis
Segundo Erundina, o projeto de lei Mobilidade Solidária, formulado pelo gabinete de Afrânio Boppré é um desdobramento da ideia criada na sua gestão. O vereador apresenta a Mobilidade Solidária como uma nova forma de remuneração dos prestadores do serviço de transporte público, em que por meio da receita tributária, toda a coletividade deve arcar com este custo, como acontece com outros serviços essenciais ligados ao bem comum, como a saúde e educação.
Atento, o prefeito questiona: “A sociedade está disposta a mudar?”. De acordo com a deputada “o transporte coletivo é um direito social. É o direito de ir e vir”. Cesar Souza Junior afirmou que vai olhar o assunto com seriedade e criará uma comissão especialmente para isso.