Ex-senador Jaison Barreto é homenageado pelos seus 80 anos em prestigiada sessão solene
O ex-senador, Jaison Tupy Barreto, foi homenageado na tarde de hoje, (12/08), na Câmara Municipal de Florianópolis. A iniciativa do vereador Afrânio Boppré (PSOL), aprovada por unanimidade, reuniu inúmeras autoridades que prestigiaram os 80 anos do democrata brasileiro em sessão solene. O autor do requerimento destacou que o ex-senador cultiva um exemplo de vida pública que falta hoje em dia. Jaison Barreto participou da primeira leva de oposicionistas do regime militar que se reuniu no MDB. Segundo o vereador, o homenageado é sinônimo de pluralismo e democracia. “Ele ajudou a virar um capítulo da história em um período difícil na vida do Brasil”, ressaltou Afrânio.
Após receber uma placa em sua homenagem, o ex-senador aproveitou o espaço concedido para dar conselhos aos políticos e falou da sua trajetória. “Não gosto do pensamento único. Sou escravo das minhas convicções”. Ele ainda pondera que é necessário superar a democracia representativa para um modelo participativo: “Não vamos passar impunes; a democracia oficializada não serve para o país”. Emocionado, ele encerrou a sua fala agradecendo aos presentes: “Vocês ultrapassaram os limites da minha sensibilidade. Gostaria de chorar sozinho, mas feliz como nunca.”
Tico Lacerda, amigo de Jaison Barreto e suplente a vereador do PSOL, afirmou que o homenageado ensina a todos que é possível lutar e viver com dignidade por um ideal. “É um dos políticos mais honrados que já conheci”, afirmou. Apesar de ser oposição política na candidatura a governador do Estado em 1982, o deputado Espiridião Amim (PP) discursou no plenário dando os parabéns ao homenageado. O vice-prefeito de Florianópolis, João Amim, declarou que “beber na fonte dos bons exemplos é sempre recomendável”, e terminou agradecendo Jaison “pelo exemplo que representa”.
Prestigiaram a Sessão Solene o senador Casildo Maldaner, o ex-senador Nelson Wedekin, quatro ex-prefeitos de Florianópolis (Esperidião Amin, Edison Andrino, Sérgio Grando e Angela Amin), o deputado Sargento Soares, o ex-deputado Francisco Kuster, lideranças de vários partidos, velhos companheiros de lutas, amigos e familiares do homenageado.