Em Brasília, Afrânio pede olhar mais social e menos clínico sobre suicídio

À convite da Câmara dos Deputados, o vereador Afrânio Boppré (PSOL) participou do Seminário “O papel dos educadores na prevenção do suicídio de crianças e adolescentes”, nesta quarta-feira (04/12). Presidente da Frente Parlamentar de Saúde Mental na Câmara de Florianópolis, Afrânio pediu aos deputados que tenham um olhar mais social e menos clínico para o problema do suicídio. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil está na contramão do resto do mundo: a taxa de suicídios a cada 100 mil habitantes aumentou 7% no Brasil, enquanto o índice mundial 9,8%.

Assista o Seminário na íntegra aqui

O evento tinha como objetivo fortalecer o diálogo sobre os desafios dos educadores na detecção e prevenção do sofrimento psíquico de crianças e adolescentes, bem como o papel dos agentes públicos para fomento de políticas para juventude e preservação de sua saúde mental.

Afrânio argumentou que, em muitos casos, o suicídio é apresentado apenas em uma dimensão patológica. “Eu entendo que tem uma dimensão de doença mas, quando apresentado os números, a incidência maior acontece entre índios, negros, por conta da orientação sexual, então eu entendo aqui que tem uma dimensão social”, avaliou o parlamentar. Segundo Afrânio, por ser uma situação social, há sempre a possibilidade de alterar essa realidade. “Mas para isso, é preciso que haja essa vontade por parte do governo”, acrescentou.

Atuação destacada

Nos últimos meses, Afrânio tem se destacado na Frente Parlamentar de Saúde Mental. Em conjunto com a Prefeitura, foi criado um Grupo de Trabalho (GT) para elaborar uma Política Municipal de Prevenção ao suicídio. Neste grupo, alguns pontos frágeis foram identificados. A Secretaria Municipal de Saúde não recebe notificação de tentativas de suicídio atendidas na rede particular, por exemplo, o que dificulta a identificação dos casos e a elaboração de saídas.

Outros problemas são a falta de formação dos profissionais do SUS e SUAS; a necessidade de protocolos de identificação que sejam culturais (indígenas, por exemplo); pouco suporte a sobreviventes e aos familiares e pouco trabalho em rede com cursos universitários.

A Frente Parlamentar também está atenta a reinauguração da Ponte Hercílio Luz. O mandato fez uma visita técnica ao local, que deverá ser aberta ao público em 30 de dezembro. São comuns as ocorrências de suicídio nestes locais, e por isso, Afrânio solicitou adaptações na obra para evitar suicídios.

Postagens Recomendadas

E aí, gostou? Manda teu recado pra gente.

Gean Loureiro dá entrevista na NSC nesta quarta (19/6)