Afrânio propõe decreto legislativo para anular aumento nas passagens de ônibus

Afrânio Boppré, no plenário da Câmara de Vereadores
Afrânio apresentou três projetos sobre transporte coletivo para conter aumento nas tarifas

O vereador Afrânio Boppré (PSOL) apresentou um Projeto de Decreto Legislativo que anula o aumento nas tarifas de ônibus em Florianópolis. No último dia 28 de dezembro, o prefeito Gean Loureiro assinou um aumento de 4,76% nas passagens, valor bem acima da inflação.

ASSINE VOCÊ TAMBÉM CONTRA O AUMENTO DE ÔNIBUS

Segundo o vereador, o aumento é injustificável. Além do índice abusivo, a Prefeitura desconsiderou totalmente a desoneração do preço do óleo diesel, decretada por Michel Temer em 2018. A medida reduziu o preço do combustível em 0,46 centavos.

Além disso, Gean Loureiro manipulou a composição do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana na véspera da decisão sobre o aumento das passagens. “Ao retirar a representatividade popular de um conselho que trata sobre tarifas utilizadas pela comunidade, o Prefeito cria uma situação favorável aos seus próprios interesses”, afirma o vereador, na justificativa do projeto.

Câmara deverá votar aumento

O objetivo do projeto é pressionar os vereadores a votarem a anulação do decreto de Gean. “Recentemente, Florianópolis foi considerada a pior cidade do país em mobilidade. Um transporte caro só agrava esse quadro.
A Câmara precisa prestar contas à sociedade sobre este tema”, argumentou Afrânio.

Diversas medidas estão sendo tomadas para reverter o aumento tarifário. Entre elas, um PDL para revogar a alteração no CONMURB, um Projeto de Lei para determinar que os aumentos devem ser votados pelos vereadores, além de um abaixo-assinado pela revogação do reajuste.

Postagens Recomendadas

E aí, gostou? Manda teu recado pra gente.