Reunião contra a privatização do Hospital Florianópolis discute novas estratégias e ações
Mais uma rodada sobre o debate da administração do Hospital Florianópolis está marcada para segunda-feira (07/10), às 19h30, no Colégio Otília Cruz, no bairro da Coloninha. O governo de Santa Catarina está prestes a entregar a instituição para a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), porém o Sindicato dos Trabalhadores em estabelecimentos de Saúde Público Estadual e Privado de Florianópolis (Sindsaúde) e o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência do Serviço Público Federal em Santa Catarina (Sindprev) questionam a decisão.
Tânia Maria Ramos, integrante da diretoria da UFECO (União Florianópolis das Entidades Comunitárias), afirma que tal atitude “é contra a todos os princípios de honestidade com o dinheiro público e com o bem da sociedade civilizada”. A reunião é aberta a associações e conselhos e demais lideranças comunitárias.
OS traz prejuízos aos cofres públicos e possui débito de 23,2 milhões com o INSS
A Organização Social (OS) escolhida possui um largo currículo de mau uso do dinheiro público, conforme apurou o grupo Estadão (Leia aqui). Na capital paulista, por exemplo, das nove entidades que prestam serviço para a prefeitura, a OS é a que registra o maior déficit de funcionários. E também é a que mais recebe repasse mensal: R$ 26 milhões.
Apesar do quadro incompleto na maioria das unidades, os depósitos feitos pela Secretaria Municipal da Saúde continuam cheios. Isso quer dizer que a ausência dos médicos não leva a descontos automáticos às organizações contratadas, apenas prejuízos aos cofres públicos.
Outra grave irregularidade da SPDM é o débito de 23,2 milhões com o INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) e de R$ 1 milhão com o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), contraídas entre 1998 e 2003 (Leia aqui). O dado foi apontado pelo promotor Ricardo Manuel Castro. Ele afirmou que, devido aos fatos, “a entidade não poderia ser contrata pelo poder público.”
Serviço
O quê: Reunião sobre a privatização do Hospital Florianópolis
Quando: Segunda-feira (07/10)
Onde: Colégio Otília Cruz,
Rua Professora Otília Cruz, 482 – Coloninha
Horário: 19h30