Apresentação do PSOL une pessoas para a nova política
Evento reuniu cerca de 40 interessados em conhecer o PSOL no Plenarinho da Câmara Municipal de Florianópolis
O Partido Socialismo e Liberdade realizou o primeiro evento da campanha de filiações de 2013 na noite desta terça-feira (19/02). Cerca de 40 pessoas, em sua maioria jovens, foram conhecer as propostas do PSOL no Plenarinho na Câmara Municipal de Florianópolis, em evento organizado pelo Diretório Municipal da sigla. A mesa de apresentação foi composta pelo vereador Afrânio Boppré, pelo candidato a prefeito em 2012, Elson Pereira, e pelo representante da Direção municipal, Anderson Morais.
Afrânio Boppré foi o primeiro a conversar com o grupo. Segundo o parlamentar, a sociedade não pode se afastar da política. Para ele, o assunto política é mal visto pela sociedade já que não se acredita mais nos partidos e nos políticos como mudança efetiva e transformação real no mundo. “As pessoas devem influenciar, acompanhar e participar do debate. Se os homens e as mulheres de bem se afastam da política, fica como o diabo gosta”, ressalta Afrânio Boppré.
Posição firme
Elson Pereira acredita que é necessário firmar posição política na sociedade e fortalecer o partido político dentro do processo de formação. “Construir a política é atuar politicamente dentro da sociedade”, pondera o militante. Ele acredita que os PSOL é um instrumento de luta e transformação. E ainda salienta que o partido não é idolatria, nem religião. A chave para as vitórias conquistadas são os princípios e o caráter dos filiados. “Eu sou fiel aos princípios e o partido correspende aos meus ideais pessoais.”
O ex-candidato a prefeito ainda contou a sua trajetória na eleição de 2012. “Junto com os que acreditaram num ideal fomos construindo uma candidatura.” Os 35 mil votos conquistados são frutos da coerência e a postura ética do partido. Segundo Elson Pereira, em nenhum momento houve concessões. “Sempre atuamos como partido coerente com aquilo que nós acreditamos que é certo.” O resultado da eleição transcende os votos conquistados nas urnas: O Partido Socialismo e Liberdade saiu fortalecido tanto em forma quanto em conteúdo. “Tanto a campanha quanto as decisões do PSOL são construídos a partir de diálogo e a participação de todos”, assegurou.
O grupo heterogêneo formado por estudantes recém formados no ensino-médio; graduandos na universidade; trabalhadores e aposentados debateu, se apresentou e ainda falou sobre as motivações de estarem presentes naquela noite.
Giovanna Gamba, de 17 anos, disse que acompanhou a candidatura do Elson Pereira e do Josemir, primeiro-suplente de vereador. Para ela, os discursos do PSOL não eram vazios como os dos outros partidos. Já para Ironi Falconi, a reunião a impulsionou a se filiar. “Apesar dos meus 68 anos eu tenho espírito de 18”, brinca a militante que luta há muitos anos pelas causas sociais no bairro Monte Verde.