Afrânio propõe Sessão Comemorativa pelos 80 anos de anexação da parte Continental a Florianópolis

No dia 1º de janeiro de 1944, o então interventor de Santa Catarina, Nereu Ramos, decidiu anexar à Florianópolis o subdistrito do Estreito, correspondente a toda região Continental. Para celebrar o aniversário de 80 anos deste importante acontecimento, o vereador Afrânio Boppré (PSOL) está requerendo a organização de uma Sessão Comemorativa, que espera ser aprovada por unanimidade no plenário.

Antes de 1944, o subdistrito do Estreito pertencia ao município de São José. Originalmente, a região se chamava Arraial de Santa Cruz do Estreito, depois Passagem do Estreito, Estreito, e por último, João Pessoa, nome adotado em 1930 em homenagem ao líder paraibano assassinado naquele ano.

De acordo com o jornalista Carlos Damião, o Continente era chamado genericamente de Estreito. Todas as suas unidades internas eram subordinadas ao nome geral. Foi a partir de 1950 que se criaram identidades locais distintas, a partir da expansão urbana na região.

“Quem morava no Balneário era do Balneário – e lá se tomava banho de mar, sim, até os anos 1970 –, do Canto era do Canto, de Capoeiras era de Capoeiras e dos Coqueiros era dos Coqueiros”, escreveu Damião em publicação no ND+ em 2019.

“Quem vive Florianópolis não consegue imaginar a Ilha sem o Continente ou vice-versa. Estamos integrados pela cultura, economia, política, história, esportes e belezas naturais”, comenta Afrânio. Ele propõe que a Sessão Comemorativa ocorra na região Continental, “em espaço que permita o acesso público”.

Postagens Recentes

E aí, gostou? Manda teu recado pra gente.