Afrânio apresenta requerimento em defesa da nomeação do reitor eleito do IFSC.
O Vereador Afrânio Boppré (PSOL) apresentou um requerimento, pedindo que a Mesa Diretora da Câmara Municipal envie expediente ao ministro da Educação, Abraham Weintraub, solicitando que seja indicado, em definitivo, para assumir à reitoria do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), o professor Maurício Gariba Júnior, eleito para exercer o mandato 2020/2024, em dezembro do ano passado.
Nesta segunda-feira (20) o novo reitor eleito do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) assumiria a instituição. A posse dependia apenas do Ministério da Educação (MEC). No entanto, o MEC publicou no Diário Oficial de hoje (20/04) portaria nomeando Lucas Domininguini, como reitor temporário para o IFSC. A nomeação causou estranheza e indginação na comunidade do IFSC, tendo em vista que o Reitor noemado por Weintraub sequer disputou as eleições realizadas em dezembro de 2019. Dominguini, que atuou como diretor do Câmpus Criciúma na última gestão, confirmou em nota que chegou a ser sondado pelo MEC, mas abdicou da indicação e afirmou que não tomara nenhuma atitude ou prerrogativa do cargo de reitor.
Para Afrânio “é fundamental a indicação em definitivo do professor Maurício Gariba Júnior, em respeito a vontade da comunidade acadêmica e o próprio processo democrático, uma vez que o professor nomeado sequer disputou as eleições para a reitoria da instituição”.