Câmara aprova sessão em homenagem ao povo palestino
Por iniciativa do vereador Afrânio (PSOL), a Câmara de Florianópolis aprovou uma sessão em homenagem ao Dia Internacional da Solidariedade com o Povo Palestino. A data comemorativa foi instituída pelas Nações Unidas, para lembrar o aniversário da Resolução 181 da Assembleia Geral da ONU, de 29 de novembro de 1947. A sessão solene será realizada no dia 27 de novembro. A solenidade faz menção a data em que a ONU aprovou o Plano de Partição da Palestina. Nesse dia são realizados atos e manifestações de solidariedade em diversas partes do mundo, resgatando a luta do povo palestino pelo seu território.
Boa parte da imigração de palestinos para diversas partes do mundo tem origem em uma guerra civil, ocorrida entre 1947 e 1948. A guerra palestino-sionista ocorreu entre 30 de novembro de 1947 (um dia depois da aprovação do Plano de Partilha da Palestina pela ONU, que marcou o fim do controle britânico na região) até 14 de maio de 1948. Foi assim que centenas de palestinos chegaram à Santa Catarina, sendo a maioria residentes na capital. O conflito entre Israel e a Palestina prossegue até hoje, deixando milhares de mortos e feridos desde a metade do século passado. Segundo o Instituto Brasil Palestina, cerca de 8 milhões de palestinos deixaram sua terra como refugiados e se espalharam pelo mundo.
Segundo um artigo publicado pela Associação Nacional de História, a presença da comunidade árabe na capital tem maior concentração no Centro da Cidade, mas também, em alguns bairros, como Coqueiros, Santa Mônica e Trindade. Uma parte dessa comunidade é formada pelos palestinos, que em sua maioria, são donos de lojas de comércio popular.
“O PSOL tem uma posição muito clara em defesa do povo palestino e de seus direitos. Desejamos o fim da ocupação militar ilegal que ocorre desde 1948. Por isso, homenagear os palestinos que vivem em Florianópolis é uma demonstração de solidariedade e compromisso com essa luta “, avaliou o vereador.