Em áudio, Secretário de Gean barganha cargos com vereador
Um áudio que circula nas redes sociais mostra o Secretário Municipal da Casa Civil, Everson Mendes, negociando abertamente cargos comissionados na Prefeitura com o vice-presidente da Câmara de Vereadores, Fábio Braga (PTB). A gravação, de 43 segundos, está incompleta, e parece se dar no plenário da Câmara de Vereadores. É possível ouvir ao fundo o presidente da Casa, Roberto Katumi (PSD), falando ao microfone.
No trecho vazado, Braga parece cobrar mais espaço na administração municipal. “Ai eu tenho inclusive argumento pra não fazer. Que se for pra discutir valor, eu peço para os meus [comissionados] de valor sair. E troco um de superintendência por 5 gerência”, afirma no áudio.
Everson Mendes parece familiarizado com a barganha. Quando Fábio Braga propõe a troca de um cargo de nível salarial maior por cinco cargos menores, Mendes acha a proposta exagerada. Ele afirma: “Não, por cinco não dá, quatro”, ao que o vereador responde: “É o valor né. Por quatro gerência”. E ambos parecem fechar o acordo.
O vereador Afrânio pediu a convocação do secretário para dar explicações e a renúncia de Fábio Braga da cadeira de vice-presidente da Câmara.
Leia o diálogo na íntegra
Fábio Braga: [não] vou discutir valor
Everson Mendes: Ele é o terceiro.
Fábio Braga: Ai eu tenho inclusive argumento pra não fazer. Que se for pra discutir valor, eu peço para os meus de valor sair. E troco por um de superintendencia por 5 gerencia. Todos os…
Everson Mendes:E é.
Fábio Braga: Todos os cargos que o Gean pediu para eu trazer pra Prefeitura…
Everson Mendes: Esse aqui tem um monte de valor, esse ai tá bem [inaudível]
Fábio Braga: Ai bota na conta aí o procurador, ai eu peço pro procurador sair amanhã.
Everson Mendes: Não, procurador, não foi…
Fábio Braga: Não, bota na minha conta. Porque ele que pediu pra eu abrir pro, pra eu trazer o Diogo. Fui eu que trouxe o Diogo.
Everson Mendes: Não, não, não. mas não tá na tua conta. Fica tranquilo. Não tá.
Fábio Braga: Piter?
Everson Mendes: Piter é tua conta.
Fábio Braga: Então tira o Piter amanhã.
Everson Mendes: Pode tira, se tu quiser pode tirar.
Fábio Braga: É, tira amanhã.
Everson Mendes: Pode tirar agora. Pode substituir…
Fábio Braga: Por cinco gerências.
Everson Mendes: Não, por cinco não dá, quatro.
Fábio Braga: É o valor né. Por quatro gerência.