PSOL exige apuração de ameaças contra David Miranda
O deputado David Miranda (PSOL-RJ), marido do jornalista Glenn Greenwald, um dos autores da série de reportagens e principal figura do site The Intercept, passou a receber mensagens com ameaças de morte e tentativa de extorsão de um grupo paramilitar do Rio de Janeiro. A notícia foi publicada na Folha de São Paulo.
Em um dos emails recebidos, os criminosos mostram as informações que sabem sobre a mãe de Miranda, e ameaçam usar atiradores de elite para “explodir a cabeça dela”. Em seguida, o texto faz referência ao assassinato de Marielle Franco, colega de partido de Miranda, dando a entender que os autores da ameaça também seriam milicianos ligados ao crime da vereadora.
Veja a nota oficial do PSOL
As revelações trazidas a público pelo site The Intercept são graves e exigem severa investigação. Para garantir plena independência dos órgãos policiais o PSOL tem defendido a imediata demissão do Ministro da Justiça, Sérgio Moro, e o afastamento dos procuradores da Lava Jato em Curitiba que estejam envolvidos em quaisquer atos que firam a lei.
Leia também: PSOL quer convocação de Moro à Câmara após revelação de mensagens
A reação de parte dos apoiadores do governo de Jair Bolsonaro diante dessa situação é sempre atacar e difamar seus adversários, sem qualquer limite ético, apelando para toda a sorte de preconceitos. Mas além de ataques nas redes sociais – graves por si só – estamos diante de ameças de morte e tentativas de extorsão endereçadas ao companheiro David Miranda, Deputado Federal do PSOL do Rio de Janeiro, e sua família.
As ameaças, eivadas de homofobia e racismo, exigem 10.000 dólares e ameaçam de morte a mãe de David. Além disso, os autores das ameaças reivindicam participação no assassinato de nossa companheira Marielle Franco. Ameaças como essas têm levado várias pessoas a deixarem o país, temendo por sua segurança, como nosso companheiro Jean Wyllys.
O PSOL exige da Polícia Federal uma rigorosa investigação e a identificação dos autores das ameaças. Não podemos ver legitimada, mais uma vez, a prática da intimidação no Brasil. David Miranda, seus familiares e equipe têm todo o apoio do PSOL na luta pela verdade e pela justiça.
Executiva Nacional do PSOL
12 de junho de 2019