Prefeitura se recusa a nomear Conselho de Proteção Animal há 5 anos
Há 5 anos, no dia 20 de março, o Diário Oficial do Município de Florianópolis publicava a Lei Complementar nº 489/2014. Apresentada pelo vereador Afrânio Boppré, a iniciativa cria o Conselho de Proteção Animal, um colegiado para debater e propor as políticas públicas para o setor.
Entretanto, até agora, o ex-Prefeito César Jr., e o atual mandatário Gean Loureiro se recusam a nomear os integrantes do conselho, sem nenhuma explicação plausível. Para pressionar o Executivo a cumprir a Lei, o mandato do vereador Afrânio lançou uma petição online, que já conta com mais de mil assinaturas.
Mais do que não cumprir a Lei, Gean está descumprindo uma promessa. Em 4 de outubro de 2017, o Prefeito estava na Câmara. Questionado por Afrânio, Gean prometeu nomear os integrantes do colegiado. “Quero aqui confirmar a vossa excelência que já existe a decisão política de fazer a nomeação”, afirmou. Porém, até agora, os protetores de animais da cidade estão sem esse importante espaço de formulação e fiscalização.
“O prefeito Gean Loureiro faz muita publicidade em cima da questão animal. Anúncios na televisão, nos jornais, outdoors. É uma causa importante e que gera a simpatia das pessoas. Mas assim como César Jr., ele segue descumprindo a lei, prejudicando os interessados em participar e fiscalizar as políticas de proteção dos animais em nossa cidade” argumenta Afrânio Boppré.
“Não há custos para implementar o Conselho. A única explicação possível para não fazer é de perseguição política, pois a ideia veio de um vereador que não segue a cartilha do governo”, conclui.