Afrânio propõe decreto legislativo para anular aumento nas passagens de ônibus
O vereador Afrânio Boppré (PSOL) apresentou um Projeto de Decreto Legislativo que anula o aumento nas tarifas de ônibus em Florianópolis. No último dia 28 de dezembro, o prefeito Gean Loureiro assinou um aumento de 4,76% nas passagens, valor bem acima da inflação.
ASSINE VOCÊ TAMBÉM CONTRA O AUMENTO DE ÔNIBUS
Segundo o vereador, o aumento é injustificável. Além do índice abusivo, a Prefeitura desconsiderou totalmente a desoneração do preço do óleo diesel, decretada por Michel Temer em 2018. A medida reduziu o preço do combustível em 0,46 centavos.
Além disso, Gean Loureiro manipulou a composição do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana na véspera da decisão sobre o aumento das passagens. “Ao retirar a representatividade popular de um conselho que trata sobre tarifas utilizadas pela comunidade, o Prefeito cria uma situação favorável aos seus próprios interesses”, afirma o vereador, na justificativa do projeto.
Câmara deverá votar aumento
O objetivo do projeto é pressionar os vereadores a votarem a anulação do decreto de Gean. “Recentemente, Florianópolis foi considerada a pior cidade do país em mobilidade. Um transporte caro só agrava esse quadro.
A Câmara precisa prestar contas à sociedade sobre este tema”, argumentou Afrânio.
Diversas medidas estão sendo tomadas para reverter o aumento tarifário. Entre elas, um PDL para revogar a alteração no CONMURB, um Projeto de Lei para determinar que os aumentos devem ser votados pelos vereadores, além de um abaixo-assinado pela revogação do reajuste.