No dia do meio ambiente, Afrânio defende a segregação de transgênicos
O vereador Afrânio Boppré (PSOL) voltou a defender a aprovação de um projeto de lei que segrega os produtos transgênicos em supermercados e estabelecimentos comerciais. O PLC 1.533/2016 altera o código de posturas. Se aprovado, será obrigatório a identificação e o agrupamento dos produtos com Organismos Geneticamente Modificados (OGM) em corredores específicos nos estabelecimentos comerciais, supermercados e similares. O projeto também prevê multa de R$ 5 mil para quem descumprir a medida.
Apesar da importância do tema, o projeto permanece tramitando há dois anos na Câmara de Vereadores.
A defesa do projeto se deu durante uma sessão solene em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, realizada na Câmara de Vereadores nestas terça (5/6). Proposta pelo vereador Marquito (PSOL), a sessão trouxe palestras do agricultor orgânico e fundador da Feira de Orgânicos da Lagoa, Glaico Sell, e do Professor da UFSC e pesquisador e especialista sobre os impactos dos transgênico, Rubens Nodari.
“Os alimentos são tão variados que não permitem a escolha clara e objetiva pelo consumidor. Agrupar os alimentos transgênicos em corredores ou prateleiras específicos tem como finalidade garantir a informação ao consumidor e seu livre direito de escolha”, afirma o vereador. Em junho de 2017, a Câmara aprovou a realização de uma audiência pública para debater o tema com a comunidade. Até o momento, ela ainda não foi agendada.