PSOL realiza convenção eleitoral no domingo
O PSOL será o primeiro partido do Estado a realizar a Convenção Eleitoral Estadual, no domingo, 15 de junho. No sábado (14), será realizado um seminário para discutir o programa do governo a ser apresentado à sociedade catarinense. Os dois eventos acontecem na Assembleia Legislativa (Alesc), em Florianópolis, a partir das 9 horas.
De acordo com o presidente estadual do partido, Leonel Camasão, o PSOL se apresenta para a sociedade como uma opção à esquerda, pela mudança e pelo fim do fisiologismo político “tão comum em nosso estado e no Brasil”.
Na chapa majoritária, a convenção vai respaldar os nomes do vereador Afrânio Boppré, pré-candidato ao Governo do Estado, e do deputado Sargento Amauri Soares, pré-candidato ao Senado. Entre todos os partidos, até agora, apenas o PSOL já tem nome certo para a disputa do cargo de senador. “O PSOL vai apresentar em 2014 seus melhores nomes para a disputa eleitoral. Afrânio e Soares formam uma excelente dupla para aqueles que desejam mudanças reais na política catarinense”, afirma Camasão.
Além dos nomes ao Governo e ao Senado, a convenção vai homologar as candidaturas proporcionais de deputados estaduais e federais, e debater a possibilidade de uma eventual coligação com PCB e PSTU. O partido vai apresentar na convenção uma chapa com cerca de 30 candidaturas a deputado estadual e dez a deputado federal. Os nomes de candidatos a vice-governador e suplentes de senador ainda estão abertos e serão debatidos na convenção. A expectativa da direção do partido é eleger pelo menos dois deputados estaduais.
O PSOL é o único partido que representa mudança real no cenário político de Santa Catarina, já que não faz parte da base de sustentação partidária dos governos estadual e federal, avalia a direção do partido. “Nosso Estado é governado por cinco grandes partidos, que detém 95% das prefeituras e 90% das cadeiras na Alesc, todos eles, base de apoio de Colombo ou Dilma”, explica o presidente do partido.
A expectativa do pré-candidato ao governo, Afrânio Boppré, com a convenção é motivar integrantes e apoiadores do partido para o processo eleitoral. “Nossa intenção é qualificar a campanha que se aproxima e colocar ‘água no chope’ da aliança que está sendo articulada pelo atual governador que, pelo tamanho do espectro partidário que pretende reunir, parece querer ganhar a eleição por WO”, afirma o vereador, que já teve experiência como vice-prefeito e deputado estadual.
Para o líder do PSOL na Alesc, deputado Sargento Soares, todas as outras candidaturas, ligadas aos grandes partidos, representam a continuidade. “Apenas o PSOL representa uma alternativa de esquerda, uma alternativa efetiva da sociedade catarinense, das classes populares e dos trabalhadores”, diz o pré-candidato ao Senado. “Esta convenção vai deixar bem claro à população de Santa Catarina que o PSOL é a única e real alternativa a esse projeto que pretende se perpetuar no governo do Estado”, garante Afrânio, pré-candidato ao governo do Estado.