IV Seminário da Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde

Facebook_Seminário

Em defesa do SUS será realizado o IV Seminário da Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde. Uma luta está sendo travada em oposição às decisões governamentais que não respeitam os interesses da sociedade e dos trabalhadores da categoria. Os aparelhos públicos de saúde de Santa Catarina estão em um processo de privatização liderados pelo governador Raimundo Colombo (PSD). O Fórum Catarinense em Defesa do SUS e Contra as Privatizações pretende ampliar este debate com a comunidade nos dias 07, 08 e 09 de junho no Centro de Culturas e Eventos (UFSC), em Florianópolis.

Tânia Ramos, integrante do Fórum Catarinense Contra as Privatizações da Saúde, acredita que é necessário valorizar o SUS. A militante do PSOL é enfática quando afirma que todo cidadão tem direito ao atendimento hospitalar, não importando a condição financeira. “É obrigação do estado, porém ele não quer cumprir este papel”. O governo estadual quer transferir o Hospital Universitário para os cuidados da EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), projeto do governo federal que aprofunda a privatização da saúde e a precarização do trabalho nos hospitais universitários.

Outra luta está sendo travada no Hospital Florianópolis. O governador criou um edital de privatização com o objetivo de selecionar uma Organização Social (OS) para gerenciar a instituição. O SindSaúde/SC entregou um pedido de impugnação. Uma alternativa pensada pelo vereador Afrânio Boppré (PSOL) seria a transferência administrativa para o município, tornando-se uma referência médico-hospitalar qualificada e acessível a todos. O parlamentar já apresentou esta alternativa ao Secretário Municipal de Saúde e, neste momento, espera que o prefeito receba uma comissão de lutadores da saúde pública para apresentar, formalmente, a mesma proposta.

Confira a programação:

Programacao

Postagens Recomendadas

E aí, gostou? Manda teu recado pra gente.